quarta-feira, 11 de junho de 2014

Grandes Livros Para Gente Pequena II

 10 patinhos de borracha

Perguntamos muitas vezes de onde vem a inspiração de um escritor. Como terá nascido esta ou aquela história? 


Neste caso, o próprio Eric Carle mostra a sua fonte de inspiração: a notícia, na década de noventa, de milhares de bonecos de borracha caídos ao mar durante uma tempestade. Baseado nela, construiu esta magnífica história, cujo resultado final é, talvez, um dos seus livros de que mais gostamos. 


Os eleitos de Carle são 10 patinhos de borracha que acompanhamos desde o nascimento, na fábrica,  até ao transporte até ao porto e, obviamente, após o naufrágio. Seguimos-lhes o rasto e a sorte que lhes coube em alto mar.


Este é o pretexto para uma história onde cabem múltiplas abordagens que vão desde o tempo, espaço e distância até aos números e às cores. À boleia de tudo isto, surgem ainda diversos animais marinhos e a identificação de características próprias que deliciam os mais pequenos.


Do 1º ao 10º, ficamos a saber qual a direcção que cada um tomou e com quem se cruzou. O fenómeno da repetição, tão do agrado da pequenada, não passa despercebido e verifica-se a cada página: 
O 1º patinho de borracha  afasta-se para oeste e encontra um golfinho, 
O 2º patinho de borracha afasta-se para este e...




Eric Carle dispensa apresentações. The Very Hungry Caterpillar, traduzido em cerca de trinta línguas, é o livro mais conhecido deste nome maior da literatura infantil que conta mais de setenta livros editados. O universo da cor é o primeiro pensamento que nos ocorre quando falamos da sua obra. As cores fortes e brilhantes, a mestria das colagens e uma genuína simplicidade são traços identificadores do seu trabalho. 


Para  Eric Carle,  ilustrar é uma forma de expressar sentimentos. Talvez por isso, os seus livros evidenciem uma  elevada sensibilidade, geradora de um fenómeno  empático nas crianças que o lêem.
O final da nossa história não é excepção. Não, não revelamos... Dizemos apenas que o décimo patinho é um sortudo.  Nós também! Por podermos navegar com as nossas crianças pelo mar de Eric Carle. Imperdível!

 Aviso: Este patinho de borracha conserva ainda, em perfeito estado, o seu dispositivo sonoro.Quic! Quic!

Sem comentários: