terça-feira, 24 de setembro de 2013

Ouvre Ce Petit Livre

Regressamos com um dos livros por que nos apaixonámos nestas férias.

Ouvre Ce Petit Livre, escrito por Jesse Klausmeier e ilustrado por Suzy Lee, é ele próprio uma homenagem ao livro. E uma ode à leitura!
Quando o abrimos pela primeira vez,  ocorre-nos o inevitável pensamento do quanto gostaríamos ter sido nós a fazê-lo! Afinal, parece simples! Acto contínuo, sentimo-nos profundamente agradecidos a quem partilha com o mundo tão genial criatividade.
É um livro feito de pequenos livros. Cada página esquerda desemboca num livro,  e esse noutro, e assim sucessivamente... Cada um dos livros é denominado pela cor e tem associada uma personagem do reino animal. Começa com o Pequeno Livro Vermelho que fala da Joaninha, que abre um Pequeno Livro Verde que fala da Rã e esta, por sua vez,  abre um Pequeno Livro Cor de Laranja que fala do Coelho que, por sua vez...
À medida que avançamos na história (de todas estas histórias), o tamanho dos livros e da letra do texto vai sendo cada vez mais pequeno. E à nossa frente, em formato de moldura, vão surgindo, uma a uma, as cores do arco-íris.
Nessa sucessão repetitiva, cada personagem lê um pequeno livro sobre a personagem seguinte, até ao aparecimento de uma criatura humana Giganta, cujas mãos demasiado grandes não conseguem abrir o seu pequeno livro.

Porque no mundo dos livros nada é impossível, a amizade de todos supera facilmente o que poderia ser um obstáculo. A Giganta acaba conhecendo a história do seu Pequeno Livro Com As Cores do Arco-Íris, que fala de uma Joaninha que lê a história de uma Rã, que lê a história de um Coelho que... e de uma Giganta a quem os seus amigos lêem uma história com...
Lida a história, cada um vai fechando o seu livro, seguindo-se-lhe a repetição, agora inversa, com as páginas do lado direito.
Também o leitor é convidado a fechar o seu livro. Mas ao mesmo tempo,  incitado a não ficar por ali... A abrir um outro! 
Uma ideia deliciosa que, ao que parece, acompanha a estreante Jesse Klausmeier desde os cinco anos de idade. Suzy Lee (cujas obras mais conhecidas entre nós são a Onda e o Espelho), surpreende-nos com este fantástico registo, completamente diferente de tudo o que lhe conhecemos! Um livro que, de muitas formas, nos faz lembrar o universo de Munari.
Uma abordagem brilhante do acto de ler, um magnífico exemplo do que pode ser um álbum ilustrado, capaz de unir à sua volta pequenos e grandes leitores. Esperamos que chegue a Portugal, para que todos possam "desfrutar-lhe a leitura".  As nossas crianças agradecem!
Até lá, podem vê-lo aqui (na versão inglesa).




2 comentários:

maria antunes disse...

Um livro excelente para mostrar aos meus alunos. Tenho que ver se consigo comprar. Obrigada pela dica de Hipopómato.

hipopómatos na lua disse...

Sim, Maria, o livro é fantástico!