quinta-feira, 5 de setembro de 2013

"Portugueses No Mundo"

França sempre foi destino de eleição para os nossos emigrantes. Andar pelas ruas de Paris é muitas vezes sinónimo de ouvir aqui e ali a nossa língua. Mas não estávamos habituados a encontrar tanta gente conhecida... e logo, nas melhores livrarias de Paris. 

Até gritámos de contentamento por poder "achimpar", ou melhor, "achimer" com a Catarina Sobral. Foi na Gibert Joseph que encontrámos a versão francesa de achimpa.

Bernardo Carvalho também estava por lá. Marée Haute, o nosso conhecido Praia Mar, inundou-nos o caminho.
Olha, olha ali naquela prateleira! Si J'étais un Livre parecia rir-se de e para nós! Levámos algum tempo a reagir, mas não havia qualquer dúvida.  Ali estava o André Letria e o seu fantástico Se Eu Fosse Um Livro.

Ainda mal refeitos de tanta emoção e já de saída,  o traço inconfundível de José Manuel Saraiva fez-nos voltar atrás! Juste à ce moment lá, um magnífico livro em parceria com Davide Cali saltitava à nossa frente.

Na prestigiada La Hune voltámos a encontrar  André Letria e  Bernardo Carvalho!

Desta feita, muito bem acompanhados por Nuno JúdiceUma história de cão, Une histoire de chien, de que tanto gostamos, ocupava lugar de destaque.

Deixámos para o fim a famosissíma Shakespeare and Company. Perdemo-nos lá dentro durante horas! Claro que fizemos a visita de cima para baixo, uma vez que a literatura infantil se concentra no último andar... A perspicácia dos hipopómatos mais pequenos não enganava. Sim, a Isabel Minhós Martins e a Madalena Matoso estavam lá! WHEN I WAS BORN, a versão inglesa de QUANDO EU NASCI, sorria-nos.

À Paris... Merci à tous pour votre compagnie!

Sem comentários: