Hoje falamos de Los Siete Hermanos Chinos, ilustrado por André da Loba, num registo um pouco diferente do habitual.
Editado pela OQO Espanha, é um livro que conta a história de sete irmãos chineses, que na verdade são só seis, mas que, no princípio da história, são apenas cinco.
Todos os cinco são exactamente iguais. A mãe, para não se confundir, chama-lhes (a todos, todinhos) Li.
Com o passar do tempo, os irmãos Li foram arranjando formas de se distinguirem uns dos outros. Esta distinção faz despoletar o enredo deste conto repetitivo em jeito de acrescento. Cada irmão traz um novo sentido à narrativa, contribuindo com a sua particularidade para enganar os tontos que condenam um dos irmãos à morte.
André da Loba ilustra este hilariante conto de Rodolfo Castro, optando pelo uso de duas ou três cores, numa alternância entre curvas e linhas rectas, criando um estilo de estampagem geométrica que resulta lindamente no conjunto da obra. As características dos irmãos são marcadas pelo desenho dos olhos em bico e do chapéu. A diferença de cada um mostra-se pelos pormenores que os acompanham. Deparamo-nos com o recurso à simplicidade, roçando o minimalismo, que certos sinais gráficos estereotipados conseguem traduzir, não caindo, no entanto, no banal.
Psst! OQO, aguardamos edição em Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário