segunda-feira, 5 de março de 2012

Oliver Jeffers, Sobe e Desce


Oliver Jeffers é um daqueles autores que os Hipopómatos acompanham em permanência. O que não admira, já que  com ele partilhamos o nosso lugar favorito, a lua. Ora vejam!
Por  isso, ficámos felizes por, mais uma vez, ver chegar a Portugal "o rapaz e o pinguim". Como já vem sendo hábito, a viagem é da responsabilidade da Orfeu Negro, editora  que contava já com três livros de Jeffers, O Incrível Rapaz Que Comia Livros, O Coração e a Garrafa e Perdido e Achado.



Sobe e Desce é o livro sequencial de Perdido e Achado, onde tínhamos assistido ao encontro e início de uma bela amizade entre o rapaz e o pinguim que surge à sua porta. Agora, ficamos a saber que a amizade não só se solidificou como se tornou coisa de todos os dias. Ambos partilham a vida.


Nesta história, que o autor escreve cerca de cinco anos depois do enorme êxito alcançado com Perdido e Achado, o pinguim é atacado de um desejo súbito de voar. E como pelos amigos se faz tudo...


As peripécias porque vai passando o pinguim, determinado no seu propósito de voar, e os esforços empreendidos pelo rapaz para descobrir a melhor forma de o ajudar são o ponto de partida para a descoberta da intensidade do sentimento que os une.





Como em todas as suas obras, também aqui  as ilustrações de Jeffers acarretam ao leitor o indelével desejo de não querer que o livro acabe...
A simplicidade do traço aliada a uma singular criatividade, sempre com recurso  a múltiplas  técnicas, resultam invariavelmente em obras "infantilmente geniais".  


 Este é  mais um livro para ler, ver, pensar e não mais largar.




Esta é a capa desenhada por Oliver Jeffers para uma edição especial, comemorativa dos 7o anos dos famosos Cinco, de Enid Blyton. A edição é limitada e sairá em Maio.


1 comentário:

Graça Sampaio disse...

Acho que tenho de comprar para os meus netos. Tão bonito! Vá dando sugestões, please!...