quarta-feira, 24 de maio de 2017

Viseu-Madrid. Viagens de Pato


Já andam a planear as férias? Já pensaram no prazer de viajar com a pequenada com estes guias desdobráveis na mão? Pôr os miúdos a reconhecer  lugares  deliciosamente ilustrados e a identificá-los no mapa? 1 mapa, 12 sítios.


São os novos livros da colecção A Minha Cidade, editada pelo Pato Lógico. Depois de Beja e Edimburgo, que mostrámos aqui, a sugestão é um pulo (ou dois...) a Viseu e Madrid.


Tal como os anteriores, os guias agora contratados são ilustradores nascidos nas respectivas cidades. Ana Seixas nasceu em Viseu  e Manuel Marsol em Madrid. É através dos seus olhos, mãos e pés que fazemos a viagem.


Ana Seixas mostra-nos a cidade onde nasceu, num percurso dominado por diversas tonalidades de verde. Apetece demorar-nos por lá. Sentar num banco no Jardim das Mães,  descobrir os recantos do Parque Aquilino Ribeiro ou caminhar pelo Parque do Fontelo, pulmão verde da cidade e lugar favorito da ilustradora. 


O teatro Viriato, a Sé, ou o Conservatório de Música são igualmente paragens obrigatórias.  Mas já agora não deixem de visitar A Casa Boquinhas, a taberna mais concorrida da cidade. Com sorte, ainda conseguem ouvir alguma tuna a dançar e a cantar.


Y Viva España! O guia é o já nosso conhecido Manuel Marsol, o vencedor deste ano do Prémio Internacional de Ilustração da Feira do Livro de Bolonha. Dele conhecemos O Tempo do Gigante e Ahab e a Baleia Branca.

Sim, Madrid nos gusta muchísimo, mas as fabulosas e belas ilustrações de Marsol, que nos levam por alguns dos seus (e nossos!) sítios preferidos, deixam-nos sem fôlego e cheios de vontade de fazer as malas! O Museu ABC, a Livraria Panta Rhe, com uma montra tão fantástica quanto lógica, o bairro de La Latina... Não, não dizemos mais, porque só mesmo indo até lá... às páginas do livro! 


Nós vamos. Muitas vezes. Saímos mundo fora, nestas viagens organizadas pelo Pato Lógico. Daí a nossa sugestão: levem os miúdos e apanhem boleia!


Sem comentários: