quinta-feira, 13 de maio de 2021

Na Fila para a Arca

 


Na Fila para a Arca, o mais recente livro da Kalandraka, traz a assinatura da dupla grega vencedora do IX Prémio Internacional Compostela para Álbuns Ilustrados. Antonis Papatheodoulou e Iris Samartzi são os autores de Uma Última Carta, uma emotiva e tocante homenagem à figura do carteiro, de que falámos aqui.

































Desta feita, os autores trazem-nos uma história divertida, povoada de animais e de muito humor.   Tudo começa com um casal de ratinhos enamorados, os últimos a chegar a uma fila que conta já com uns bons metros.  Há quem chegue a duvidar se está na fila certa, mas as conversas de todos os que ali aguardam dizem-nos que estamos na fila para a Arca de Noé. 


A cada dupla página um novo par de animais vai falando sobre a história da Arca, da sua construção, do dilúvio, de Noé... À medida que os vão ouvindo,  os ratinhos parecem ir ficando cada vez mais incrédulos, manifestando as reacções mais diversas ao longo do livro. Elefantes, macacos, tartarugas, pelicanos, hipopótamos... todos se revelam profundos conhecedores e têm algo para contar. Mesmo quando há quem não queira ouvir. Há sempre que prefira não saber a história toda...


Depois de tanto ouvir falar em dilúvio, é compreensível que a angústia dos pequenos ratos aumente quando caem as primeiras gotas de chuva... Uma história bem divertida, que vive da duplicidade entre a história da Arca de Noé e o verdadeiro contexto que origina esta fila. Um final hilariante revela-nos que tudo não passou de um equívoco. E encantará, seguramente, os pequenos leitores, que vão querer permanecer na fila e conviver muitas vezes com os animais desta parada. 

Samartzi, que já nos tinha encantado com o anterior livro, volta a utilizar a técnica da colagem conseguindo um trabalho extraordinário. A parafernália de cartões, papéis e botões, a apelativa paleta de cores, o próprio formato e o magnífico desdobrável que surge no fim, cativarão todos os pequenos leitores para este "livro-espectáculo". Vamos ao teatro?

Sem comentários: