terça-feira, 26 de maio de 2020

Para Que Serve?


Eu sou um livro que gosta de fazer perguntas. Fazer perguntas é confundir o mundo e um mundo sem confusão e investigação é um mundo triste.

Para Que Serve? é o último livro com selo Planeta Tangerina. O texto de José Maria Vieira Mendes nasceu de uma conferência com o título “Para que serve a cultura”, que fez parte da programação do Teatro Luís de Camões/LU.CA/Lisboa, no âmbito do ciclo “As crianças, um teatro e uma cidade” que decorreu em janeiro de 2019. Ilustrado de forma deliciosa por Madalena Matoso, com cores quentes e alegres, pode bem transformar-se num pequeno e precioso tesouro para gente curiosa.


Para que serve isto ou aquilo? É uma pergunta que se pergunta muitas vezes... mas, para que serve perguntar para que serve? Colocadas que estão as perguntas, está aberta a investigação. 
Há coisas que todos sabemos para que servem. Elas próprias dizem para que servem. É o caso do corta-unhas, do saca-rolhas, da escova de dentes... Outras há que são menos previsíveis. Porque servem para muita coisa. O telemóvel é um bom exemplo. Há coisas que servem para o que nunca pensaram servir. Um lençol-escada? Um chapéu-cesto? Porque as  coisas também servem para o que queremos que sirvam.


Para que serve perguntar para que serve? Perguntarão vocês. O livro não vos deixa sem resposta. Para termos a certeza de que a coisas existe. E também para saber o que a coisa é. Mas será sempre assim? Para que serve um rinoceronte?  Um sonho?  Um quadro no museu?


E também há coisas que não servem para nada? Se há,  não é, certamente, o caso deste livro. Para que serve? Para nos fazer pensar. Talvez por isso tenhamos gostado tanto deste precioso companheiro para  curiosos de todos os tamanhos.

1 comentário:

Homem do Norte disse...

Verdade, o livro leva-nos a viajar