sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Não Fiz Os Trabalhos De Casa Porque...


Confessamos, somos convictamente contra os trabalhos de casa, vulgo TPC’s! Mas, pela primeira vez, hesitámos... Se não fossem eles, este magnífico livro não existiria! Nãooooo, não podia ser!



A partir de agora nada será igual! Esqueçam as gastas e esfarrapadas desculpas tipo "fiquei com dor de cabeça", "faltou a luz lá por casa" ou "estive a ajudar o meu pai a construir um foguetão"...  Abram o tratado de Davide Cali e Benjamin Chaud, editado pela Orfeu Negro, e nele encontrarão compiladas 28 inimagináveis desculpas para não realizar as "maçadoras tarefas". Absurdamente geniais!



Neste caso, a aparência engana mesmo, pois trata-se de um livro pequeno e fino. Mas está lá tudo, garantimos! Os motivos vão sendo invocados, em catadupa,  por um pequeno rapaz,  envergando fato e gravata, no momento em que é interpelado pela professora. 


Invasões de macacos ou de lagartos gigantes, coelhos que roem lápis e cadernos, elfos que escondem lápis, plantas carnívoras, descobertas de petróleo no quintal, funeral do gato... É preciso ver para crer! "Um gigantesco inventório!", na opinião de um dos miúdos com quem partilhámos o livro. Precioso, acrescentamos nós.


As ilustrações de Benjamin Chaud elevam o grau de absurdo do texto de Cali a um tal patamar, que o livro acaba transformado num hino à imaginação. Relembramos, por exemplo, A Cantiga do Urso, e reconhecemos a riqueza gráfica que caracteriza o seu trabalho. Uma multiplicidade de pormenores, de detalhes minuciosamente cuidados em cada ilustração definem-lhe o estilo. 


Descobrir e identificar alguns desses pormenores é tarefa com que o leitor se pode deliciar.  Nós não resistimos. Aqui, por exemplo, entrámos pelo quarto do rapaz para ver um realizador famoso que quis usá-lo como cenário do seu novo filme. Fizemos cada descoberta!...


A genialidade do final da história não foge à regra, num  livro onde são muitas as semelhanças com o genial Edward Gorey. Ou não estivéssemos no universo dele...


Claro que os professores vão ler o livro... mas podem sempre arriscar! Ainda assim, lembrem-se do aviso dos autores:


Davide Cali é autor de vários livros editados entre nós. Eu espero..., A Rainha das Rãs Não Pode Molhar os Pés, Adoro Chocolate, Arturo, Um dia, Um Guarda-Chuva... são alguns deles. Dono de um senhor humor e de uma versatilidade ímpar, Cali vai estar esta segunda-feira na Gulbenkian, no colóquio É então isto para crianças? Essa é uma das  razões, nada absurda, porque vamos estar lá. 




 Bom Fim de Semana!

Sem comentários: