A viagem tinha como destino a terra - onde - Nunca - Ninguém - se - aborrece. Mas o barco que o amigo Azur havia construído na praia não resiste ao temporal e Sari acaba dentro da barriga da baleia.
Não é novidade que na barriga da baleia tudo pode acontecer. Assim, de repente, ocorre-nos, por exemplo, que foi dentro dela que Pinóquio reencontrou Gepeto...
Aparentemente, para a protagonista desta história, a vida lá dentro também não se mostra fácil. Para além de ter de enfrentar o escuro, ainda se depara com BICHOS que a confundem com comida e um homem muito CHATO que espreitava pelo OLHO da baleia, contando UM A UM os peixes no fundo do mar.
O território é desconhecido e Sari tem de enfrentar um turbilhão de sensações. Mas, a esta altura da viagem, já lhe descobrimos a veia aventureira, que faz dela uma menina determinada e VALENTE.
A mesma que decidira fugir de casa bem cedinho, sem que os pais, MUITO dorminhocos, dessem por ela...
Uma viagem onde a imaginação anda à solta e onde se trilham vários e diferentes caminhos. O medo,os perigos do desconhecido, o desejo de aventura e de descoberta, a natureza e a forma como nos relacionamos com ela, a amizade... Como na vida, nem sempre é fácil optar.
Azur sabe que tem de ajudar a amiga mas não sabe como voltar até à baleia. ESCAVAR um grande buraco na areia e esvaziar o mar todo lá para dentro é a solução encontrada.
O azul do mar cede lugar ao castanho da terra. Mas, sem água os peixes não conseguem RESPIRAR. SEM MAR, nem a baleia nem os peixes podem nadar.
O que farão Sari e Azur? Será que chegam mesmo à TERRA - ONDE - NUNCA - NINGUÉM - SE - ABORRECE? Descubram!
Com um vasto percurso na banda desenhada, António Jorge Gonçalves já antes assinara a ilustração de dois dos livros que marcaram 2013. Irmão Lobo, escrito por Carla Maia de Almeida e Uma Escuridão Bonita, com texto de Ondjaki, que lhe valeu o Prémio Nacional de Ilustração. Barriga da Baleia, agora editado pela Pato Lógico, marca a estreia como autor de texto e ilustração. Próximo?
Sem comentários:
Enviar um comentário