sábado, 4 de junho de 2022

Se Quiseres Voar. Um verão com sabor a livros



Se Quiseres Voar | Julie Fogliano e Christian Robinson | Fábula 


Se quiseres voar, dou-te o céu e o vento a soprarDou-te uma pena e uma avioneta, e a asa de uma borboleta.















É com esta desconcertante simplicidade que começa o livro assinado por uma dupla de peso, responsável pelo magnífico When's my Birthday? que muito gostaríamos de ver por cá. Sozinhos ou em parceria, cada um destes autores já tem lugar de destaque no universo da literatura infantil. 


Um olhar poético sobre o crescimento, dele emergindo todo o encantamento que envolve esta fase da vida.  Com uma toada alegre, texto e ilustrações harmonizam-se numa doce narrativa sobre as asas que damos às nossas crianças para explorarem o mundo à sua volta. Para descobrirem e  percorrerem o seu caminho que nós, pais, desejamos tenha sempre retorno ao ninho.


Duas cerejas-uma moeda para os desejos-uma piada-um tra-lá-lá-uma coçadela nas costas-uma escova de dentes-um beijinho-um ombro amigo... são  exemplos do pouco e do tanto que podem precisar. O narrador, representativo de todos os pais do mundo, antecipa as pequenas grandes coisas que a criança poderá desejar. É nesse vaticínio, repleto de sensibilidade e de humor, que reside grande parte do fascínio da narrativa. E que se completa pela autenticidade do que se oferece.
















À simplicidade poética do texto de Fogliano junta-se a do traço de Robinson, que com sobeja delicadeza transforma cada página num poema visual. Mas, o que sempre mais nos apraz no seu trabalho é a forma como usa o "seu traço de menino" para transformar cada livro numa ode à diversidade e à inclusão. Se Quiseres Voar não foge à regra, com um elenco atravessado por muitos e diversos tons de pele. Este é um livro que todos merecemos. Não percam o voo! 


Sem comentários: