O Casamento do Meu Tio | Sarah S. Brannen e Lucia Soto | Booksmile
Tendo conhecido uma primeira versão em 2008, com Brannen a assinar texto e ilustração e com personagens antropomórficas, o livro aparece agora reformulado. As ilustrações de Soto e as novas personagens elevam-no a outro patamar, revelando-se uma subtil e delicada ode ao amor e à diversidade.
Com a natureza como fundo e toda a família reunida num piquenique, a pequena Camila não cabe em si de contente quando vê chegar o tio Miguel acompanhado do namorado, João. É o seu tio preferido, aquele que a leva a passear de barco no rio, lhe ensina o nome das estrelas e das constelações... Camila adora o tio e, de tudo, o que mais gosta de fazer com ele é lançar papagaios de papel.
Aproveitando a reunião de família, o Tio Miguel e o João anunciam a grande novidade: vão casar-se! A emoção e a felicidade que o anúncio provoca são visíveis em todos os membros da família. Todos, menos Camila! E nem as explicações da mãe sobre o casamento ser comum entre adultos que se amam, parecem tranquilizá-la. Os receios são óbvios. Camila tem medo de que o seu tio passe a ter menos tempo para ela. Que os passeios de barco no rio passem a ser apenas uma miragem, que olhar as estrelas no céu passe a ser um momento solitário e, acima de tudo, que os papagaios de papel deixem de voar. Em suma, Camila tem medo de partilhar o seu tio, deixando de ter a atenção e o tempo que ele habitualmente lhe dispensa.
Mas, como todos os tios preferidos, Miguel é mesmo um tio especial. Percebendo a reacção da sobrinha, trata de lhe demonstrar que todos os seus receios são infundados. Ela será sempre a sua princesa. E, quando dias depois, o Miguel e o João a convidam para ir com eles ao ballet, todas as dúvidas da pequena se dissipam.
A diversão é grande com o João a imitar as bailarinas. Os momentos partilhados a três, como o mergulho no rio e as canções à volta da fogueira, enquanto assam marshmallows, até provocam em Camila o desejo de que João também fosse seu tio. E não foi preciso muito para o ver concretizado.
O dia da festa acaba por chegar. Uma festa onde se celebra o amor, independentemente de género ou raça. Camila é a menina das flores e uma grande ajudante em todos os preparativos. Não podia estar mais feliz. Este é o dia em que ganha mais um tio, naquele que foi para ela o casamento mais bonito de sempre.
Sem comentários:
Enviar um comentário