quarta-feira, 10 de julho de 2019

O Segredo do Avô Urso


O Avô Urso é lento, peludo, imponente. É quase tão velho como o próprio inverno. As suas patas afundam-se no manto de neve. O seu bafo quente faz tremer o vento gelado. A sua figura cruza a névoa floresta adentro. História adentro.  

As pegadas deixadas no manto branco da neve com que o inverno ainda cobre a floresta dão que pensar. O que pode levar o velho urso a acordar mais cedo desse sono sazonal? A estranheza que acompanha a interrogação é partilhada pelos leitores e pela Mamã Corvo.

Como um borrão de tinta da China
 sobre um caderno branco,
assim cai a sombra da Mamã Corvo
 sobre a floresta.

Debaixo do silêncio frio do inverno, escutamos o diálogo entre o velho urso e o pássaro. Ficamos a saber da existência de alguma coisa que o impediu de dormir. Um segredo. De que já não se recorda. Apenas sabe que é importante, mais importante do que ele próprio.
Talvez a sua cabeça já não seja o que era ... porque o avô também não se lembra onde o guardou. Algo que sucede muito com todos os avós.


A inquietude apodera-se dele. A imponência parece transformar-se em fragilidade, quase lembrando um tempo em que já foi um pequeno urso. A Mamã Corvo tenta ajudar e enumera-lhe alguns lugares onde poderá ter escondido o segredo. O fracasso da busca adensa o mistério, deixando os leitores cada vez mais curiosos.
É a mãe natureza que acaba por ajudar a revelar esse segredo demasiado  bem guardado. De boca em boca, ele atravessa a floresta que desperta para o novo ciclo da vida, surpreendendo tudo e todos. Pena, que o avô urso...


As ilustrações de Zuzanna Celej são deslumbrantes. Lápis, aguarela, colagem, papel de diferentes texturas são técnicas e materiais utilizados para construir pequenos e grandes planos, para nos fornecer a luz e as sombras... As cores rejuvenescem à medida que o segredo vai sendo deslindado e entrelaçam-se com as metáforas que povoam o texto poético de Pedro Mañas, gerando um livro delicado e encantador. Não deixem de entrar na floresta para descobrir o segredo...

Sem comentários: