sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Devia Haver Por Aí Mais Tigres No Jardim


Às vezes, as crianças também se aborrecem. Em casa da avó,  rodeada de brinquedos e de livros, Nora não esconde que está cansada de pintar tigres . Ela e Rafa, a sua girafa.


A  sugestão da avó é que troque o papel e as canetas pela brincadeira no jardim.  Até porque, por falar em tigres, a avó pensa ter visto um no jardim. Incitada a explorar o jardim, Nora mostra-se pouco convencida, invocando já não ter idade para essas tontices.


A avó, essa, não desarma. Libelinhas do tamanho de pássaros, plantas carnívoras, um urso - polar tão rabugento quanto bom pescador,  há de tudo no seu jardim! Mas  o máximo, é mesmo o tigre.



Com uma paleta de cores alegres e vivas,  as ilustrações de Lizzy Stewart mostram um jardim encantador, ao contrário da descrição que a pequena dele tinha feito. É por entre as múltiplas tonalidades de verde que por ali deambulamos com Nora e a sua girafa, testemunhando a sua crescente surpresa.


Oh, afinal, até há libelinhas do tamanho de pássaros. Mas um tigre? Impossível. Plantas que nos conseguem engolir de um trago? Pode ser. Mas um tigre? E, já agora, se por acaso, mero acaso, nos cruzarmos com um tigre no jardim, como podemos ter certeza que ele é real? Com um final hilariante, a história cativa os mais pequenos, deixando-os de olhos esbugalhados  à porta dessa grande fábrica de jogos e de brincadeiras  que é a imaginação.


Distinguido com o Prémio Waterstones para Melhor Livro Ilustrado, Há Um Tigre no Jardim, da britânica Lizzy Stewart, chegou recentemente a Portugal pela mão da Fábula, uma chancela da 20|20 Editora. 

Sem comentários: