quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

O Livro dos Quintais. Gatuno & vizinhança estão de volta!


Editado pela primeira vez em 2010, O Livro dos Quintais regressa, agora, em novo formato. Nós somos suspeitos, porque desde essa altura que entrámos por ali adentro e nunca mais deixámos de ser visita assídua do bairro e dos seus moradores. 


Sempre que podemos, agarramos na criançada e vamos até aos quintais. Revemos o Sr. Catarino, a D. Otilia, as meninas Lopes, a Patrícia e as amigas, o Sr. Juvenal, a D. Manuela, o Sr. Inácio e... dê por onde der, o Gatuno!


Ainda que nunca tenhamos entrado em casa destas pessoas, sentimos que as conhecemos. Sabemos particularidades de todos e de cada um, do seu quotidiano, das suas rotinas cá de fora... Tudo nos é familiar. 


O Gatuno? Ah, esse é o gato preto que se passeia pelos oito quintais, escolhendo a seu belo prazer, os cantos e recantos de que mais gosta. As preferências mudam consoante a época do ano. A maior sombra quando está calor, o lugar mais ensolarado em dias frios, o chão com mais espinhas de sardinhas...


A cada dupla página corresponde um mês do ano e a forma como cada um, cada família, organiza as suas rotinas no exterior. O natal, o verão e a praia, as sardinhadas, a chegada da primavera, o que se semeia, o que se colhe...Com uma vista panorâmica sobre os oito quintais, vemos o óbvio, adivinhamos o provável e descobrimos o oculto.


Saber as rotinas do Gatuno é talvez um pouco mais complexo. Mas, é tarefa que os mais pequenos abraçam com imenso prazer. A cada virar de página, os olhos passeiam-se pelos inúmeros detalhes que enchem os espaços, em busca do gato. Por onde anda ele em Março? E em Maio? É um delicioso jogo de que todos gostamos muito. A parafernália de pormenores obriga a muitas leituras. Mas ninguém se faz rogado, porque em cada uma delas há sempre algo de novo que se descobre sobre esta gente! E sobre o Gatuno! Mas é preciso chegar ao fim do livro para compreender a origem do nome do bichano, cujo mês preferido é junho. Descubram porquê!


As cores vivas e alegres das ilustrações, pintadas a feltro e com um traço com que os mais pequenos se identificam de imediato, tenta-os a deitar mãos à obra. O resultado é, muitas vezes, o prolongamento deste bairro do Planeta Tangerina, de autoria da Isabel Minhós Martins e do Bernardo P. Carvalho. Um livro que continua a apaixonar-nos. Em qualquer mês do ano.

Sem comentários: