Olá queridos amigos! Gostava de vos apresentar o mestre Agostinho da Silva, um amigo invulgar. É assim que Liberdade, um gato, começa a contar a história do ilustre portugês que o adoptou.
Uma homenagem ao homem a ao pensador Agostinho da Silva, que sensibiliza pequenos e grandes leitores. Uma emotiva e genuína abordagem que cativa os mais novos e lhes abre a porta da curiosidade por saber mais sobre este avô que amava a liberdade e acreditava no poder das crianças.
Os adultos, esses, rendem-se ao método simples e brilhante que a linguagem do bichano encontra para falar do homem, do seu percurso de vida e do seu pensamento.
Texto e imagens coabitam numa união perfeita, para a qual contribui uma inequívoca harmonia de ocupação de espaços a cada página. A paleta de cores utilizada pelo ilustrador eleva definitivamente a sobriedade com que a história chega ao leitor, sem lhe retirar a alegria e a forma autêntica de olhar o mundo, com que as crianças tanto se identificam.
O texto rimado é, igualmente, um precioso e inteligente estímulo para despertar o interesse dos mais novos em querer saber mais sobre o homem com quem Liberdade aprendeu que é mais importante o Ser do que o Ter.
Editado pelo Arquivo-Bens Culturais, Deu-me O Nome Liberdade O Avô Agostinho da Silva, com texto de Patrícia Martins e ilustrações de Tenório, será apresentado no próximo sábado, dia 22, às 16h, na Casa dos Hipopómatos, na Biblioteca Municipal de Sintra. A apresentação será acompanhada de actividades para miúdos e graúdos. Um sábado em família, no nosso bosque encantado, é o que vos propomos. Podem ver aqui. Convite aceite?
Sem comentários:
Enviar um comentário