quarta-feira, 22 de junho de 2016

Sonho Com Asas


Não sabia o que queria mas, se pudesse, voar seria. 


É de voar e de sonhos que fala este magnífico álbum, com texto de Teresa Marques e ilustrações de Fátima Afonso, agora editado pela Kalandraka e que arrecadou uma menção honrosa no VII Prémio Internacional Compostela para Álbum Ilustrado.


A protagonista partilha da inquietação das aves e descolar do chão com destino sem mapa parece coisa natural para quem a maneira de estar, sem estar, é sempre de olhos e cabeça no ar, nas nuvens, na lua.


Ao leitor está reservada uma bela e poética viagem pelo céu e pelo azul. Acredite ou não em fadas, siga ou não o murmúrio dos sonhos, é inevitável a percepção de que estes podem e devem concretizar-se.


Um metafórico caminho que percorremos ao lado da protagonista, num claro não à resignação, ao adiamento dos sonhos. 
Sem asas, futuro sonhado pode ficar escondido, adiado no escorrer do tempo: um dia! um dia!


As sublimes ilustrações de Fátima Afonso completam de forma irrepreensível  este tributo ao sonho. Com um delicadeza e uma beleza ímpares, a ilustradora combina diversos elementos como aves, aviões de papel, nuvens, borboletas, penas, balões e até cadeiras de baloiço, conduzindo o leitor por um voo onde lhe nascem asas de sonhar ainda mais alto. No final, uma janela que podemos abrir de par em par... Abram, abram!


Um livro que nos faz, também, querer ser (e)levados pelas aves. Em busca dos sonhos que não queremos deixar para trás. 

Sem comentários: