quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

O Dicionário Do Menino Andersen


O menino Andersen era um grande inventor e não andava nada satisfeito com as definições de palavras que lia no dicionário. Por isso  decidiu começar a escrever um dicionário novo, um dicionário que entusiasmasse os seus amigos. 


Nós estamos-lhe gratos! Há algum tempo que o seu dicionário nos acompanha por todo o lado. Já sabemos de cor grande parte das suas definições. Entusiasmados, não dispensamos a sua leitura em voz alta.


GALO - É um animal que ainda não foi informado de que já foi inventado o relógio-despertador.


De A a Z, Gonçalo M. Tavares brinda-nos e surpreende-nos com um desfile de definições que têm tanto de poético como de hilariante.

ESCOVA DE DENTES - É uma ferramenta que praticamente torna as palavras mais brancas.


O entusiasmo dura até à última página, o riso também! Sem que alguma vez deixemos de reflectir sobre o que estamos a ler, vamos deixando que a soberba inspiração do menino Andersen nos deslumbre. Temos quase certeza de que é familiar de um certo Senhor Valéry que conhecemos... 

PÁSSARO - O pássaro é um animal que não queria viver no mesmo andar dos crocodilos.



A geometria das ilustrações de Madalena Matoso surge sabiamente pensada a cada espaço que ocupa. Minimalista no traço e na paleta de cores escolhida, traduz uma envolvência quase mágica na relação que estabelece com os curtos textos. E nas pausas que lhe impõe. Mais uma vez, o Planeta Tangerina está de parabéns!

MOSQUITO - Animal que está mal sintonizado.


"E a mim preocupam-me muito o silêncio, a astronomia e a velocidade de um cavalo parado", escreveu o poeta Rafael Alberti
Se também se preocupam, não deixem de ver a definição de Poesia e todas as outras que o menino Andersen inventou. Se nunca pensaram em nada disto, não deixem igualmente de ver todas as definições que o menino Andersen inventou! O entusiasmo é garantido!


Esqueçam os velhos dicionários! Encantem-se a vocês e às crianças, tornando-se amigos deste pequeno grande inventor.

OMBRO - É o sítio onde os amigos deixam que ponhas os pés para subires ao cimo de uma árvore.

Sem comentários: