O menino Andersen era um grande inventor e não andava nada satisfeito com as definições de palavras que lia no dicionário. Por isso decidiu começar a escrever um dicionário novo, um dicionário que entusiasmasse os seus amigos.
Nós estamos-lhe gratos! Há algum tempo que o seu dicionário nos acompanha por todo o lado. Já sabemos de cor grande parte das suas definições. Entusiasmados, não dispensamos a sua leitura em voz alta.
De A a Z, Gonçalo M. Tavares brinda-nos e surpreende-nos com um desfile de definições que têm tanto de poético como de hilariante.
ESCOVA DE DENTES - É uma ferramenta que praticamente torna as palavras mais brancas.
O entusiasmo dura até à última página, o riso também! Sem que alguma vez deixemos de reflectir sobre o que estamos a ler, vamos deixando que a soberba inspiração do menino Andersen nos deslumbre. Temos quase certeza de que é familiar de um certo Senhor Valéry que conhecemos...
PÁSSARO - O pássaro é um animal que não queria viver no mesmo andar dos crocodilos.
A geometria das ilustrações de Madalena Matoso surge sabiamente pensada a cada espaço que ocupa. Minimalista no traço e na paleta de cores escolhida, traduz uma envolvência quase mágica na relação que estabelece com os curtos textos. E nas pausas que lhe impõe. Mais uma vez, o Planeta Tangerina está de parabéns!
MOSQUITO - Animal que está mal sintonizado.
"E a mim preocupam-me muito o silêncio, a astronomia e a velocidade de um cavalo parado", escreveu o poeta Rafael Alberti.
Se também se preocupam, não deixem de ver a definição de Poesia e todas as outras que o menino Andersen inventou. Se nunca pensaram em nada disto, não deixem igualmente de ver todas as definições que o menino Andersen inventou! O entusiasmo é garantido!
Esqueçam os velhos dicionários! Encantem-se a vocês e às crianças, tornando-se amigos deste pequeno grande inventor.
OMBRO - É o sítio onde os amigos deixam que ponhas os pés para subires ao cimo de uma árvore.
Sem comentários:
Enviar um comentário