sexta-feira, 13 de novembro de 2015

O Meu Irmão Invisível



Basta que ponhas os óculos mágicos para descobrires o mundo imaginário e fantástico deste pequeno herói. Um rapaz invisível que se passeia pelas páginas do livro , conseguindo ver coisas que não estão ao alcance das outras crianças. 


Quando chegarem ao final, recomecem a leitura. Desta feita, sem os óculos. A história é, agora, outra. A de um rapaz que se julga invisível, mas não é.  Um livro, um par de óculos, duas histórias. O Meu Irmão Invisível revela-se um exercício de genuína criatividade e um magnífico exemplo do  muito que  se pode fazer com o objecto livro.  


Ana Pez joga com as cores e com algumas técnicas para conseguir o surpreendente resultado. A paleta utilizada assenta nas tonalidades laranja, azul e preta. Quando colocamos os óculos vermelhos, tudo o que está a laranja torna-se invisível e o azul cede lugar ao preto, mudando por completo as imagens que vemos. Algo extensível tanto às ilustrações como ao texto. 


Com os óculos mágicos, também o leitor vê coisas invisíveis... Ou se preferirem, bem diferentes das que na verdade existem nas páginas do livro. Numa viagem narrada pela irmã, o rapaz invisível passeia-se por entre animais ferozes, cruza-se com dragões e dinossáurios, convive com robôs e astronautas no espaço, desce às profundezas do mar... 

Mas quando deixamos os óculos de lado e olhamos para os lugares que o rapaz atravessou e as criaturas com que se cruzou, o espanto  agiganta-se. Um hipopómato mais pequeno exclamava enquanto ria "Oh!  Afinal  ele só esteve aqui?"


A palavra chave é invisível. Os mais pequenos, também eles mestres nesta arte, identificam-se de imediato com o pequeno herói. De óculos bem coladinhos à cara, seguem-no página a página num coro de exclamações. Que parece avolumar-se quando deixam os óculos de lado e partem para a segunda leitura...


O Meu Irmão Invisível, agora editado pela Orfeu Negro, foi distinguido com uma Menção Especial na Feira do Livro de Bolonha 2015, na categoria Opera Prima e com a Menção Honrosa do V Catálogo Iberoamericano de Ilustração. Para saberem mais sobre o livro e o seu projecto de concepção, a influência de Munari no trabalho da autora ou até as semelhanças do pequeno herói com com a figura de Mário Bros,  dêem um pulo até aqui, ao blogue PictureBook Makers.

1 comentário:

maria antunes disse...

Este livro tem um aspecto delicioso. Obrigada pela dica!