Quem nunca pensou em ser diferente de todos os outros? Fazer coisas impossíveis e ser capaz de dominar o mundo?
O ganso Gastão, personagem que dá nome a este livro, persegue esse sonho, numa enumeração de frustrações que o assolam, dada a sua condição de ganso.
Ele quer pendurar-se de cabeça para baixo e bater asas como um morcego, deslizar como um pinguim, esticar-se bem alto como uma girafa e até nadar debaixo de água como uma foca.
Mas quando Gastão tenta rugir como um leão, rapidamente percebe que foi uma má escolha. As suas capacidades vão ser postas à prova. Quem lhe valerá? Os outros gansos, claro está.
O anonimato e a igualdade passam a ser uma vantagem.
Claro que, por vezes, sabe bem furar as regras.
O álbum está repleto de animais bem representados pela expressividade das ilustrações, muito simples e altamente coloridas. As características de cada um são evidenciadas no decorrer da narrativa e o leitor mais precoce apreende novos conceitos relacionados com o mundo animal.
Petr Horáček, de quem já falámos aqui, assina este livro, com um traço muito pessoal que viaja pelo mundo da ilustração marcadamente colorida e representativa do imaginário infantil.
Editado pela Caminho, na fascinante colecção Borboletras, O Ganso Gastão é uma boa introdução à obra deste autor, de quem aguardamos, salivando, mais trabalhos publicados em Portugal.
1 comentário:
Tenho este livro e gosto muito dele..a minha filha de dois anos também...recomendo =)
Enviar um comentário