segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A cantiga do urso


No dia mundial da música, os Hipopómatos sugerem A cantiga do urso. Um livro de Benjamin Chaud, recentemente editado pela Orfeu Mini.



Um urso a actuar na Ópera de Paris? Mesmo no dia mundial da música não deixa de ser surpreendente... Como surpreendente é a louca corrida que faz até chegar aqui e que nos deixa a nós, leitores, absolutamente sem fôlego.


Ainda mais,  quando o inicio da história não deixa prever tamanha "correria". À chegada do Inverno, a floresta vive momentos de calma e os seus habitantes preparam-se já para hibernar. Barulho, só mesmo o do ressonar do Papá Urso.


O que pode então ter acontecido para, ao virar da página, encontrarmos o Papá Urso em tamanho "sprint" pela floresta? A única coisa passível de levar um urso a interromper o seu sono: o Pequeno Urso escapulira-se atrás de uma atrevida abelha que por ali passou a zumbir! Onde há abelha...


Em busca do pequenote, Papá Urso sai da floresta e chega às turbulentas ruas de Paris. Nós seguimos viagem com ele por páginas repletas de imagens, tentando desesperadamente descodificar onde pára o Pequeno Urso. É uma espécie de quebra-cabeças, hilariante tanto para pequenos como para grandes.


Alheio a toda esta movimentação e só tendo olhos para a abelha, é com grande à vontade que o Pequeno Urso entra no magnífico edifício da Ópera. Papá Urso vê-se obrigado a segui-lo e nós também.


O que um pai não faz por um filho? Dando-se conta de que estava em cima do palco e sem qualquer intenção de fazer outra figura que não a sua,  o Papá Urso decidiu cantar "uma cantiga que aquece o coração de todos os ursos".



Nem sempre as cantigas dos ursos são devidamente apreciadas. Mas isso pouco importa numa história com final doce e feliz, bem juntinho ao céu de Paris.


Um magnífico livro, onde a riqueza das ilustrações nos envolve numa parafernália de detalhes que parecem não ter fim. Uma história, onde cabem muitas outras histórias.
Boas leituras e boa música!


Sem comentários: