segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O Maravilhoso Mundo de Shaun Tan

Há muito que os Hipopómatos se perderam nesse mundo maravilhoso que é o de Shaun Tan. Dele, fomos coleccionando alguns tesouros que nos acompanham invariavelmente. Dele, escolhemos a ilustração que nos indica o caminho para os Livros que chegam à Lua.



Imaginar a junção de um enorme talento para desenhar com um idêntico dom para a escrita, equivale a pensar em Shaun Tan. A sua obra é a prova de que  boa parte da  literatura infantil  está recheada de livros  que deveriam  ser lidos pelos adultos.



Para regozijo de todos os que o conhecem e para bem de quem ainda ousa desconhecê-lo, Shaun voltou a ser editado entre nós. Depois de A árvore vermelha, a Kalandraka editou recentemente, Emigrantes.


É um livro belo.  Carrega consigo a nostalgia e o realismo que o tema necessariamente invoca. A  tristeza e a força de vida  parecem caber infinitamente dentro da mala de mão. Do mesmo modo que as imagens que o constroem se bastam a si próprias, como que justificando elas mesmas a ausência das palavras.  



Selecção de Hipopómato

Shaun volta aqui amanhã. Eric vem com ele







Sem comentários: