domingo, 11 de dezembro de 2022

A Inundação

Livros para ler antes de 2022 desaparecer























A Inundação | Mariajo Ilustrajo | Fábula


A cidade acorda molhada, mas a maioria dos habitantes não dá grande importância ao facto. Talvez por ser verão. Todos continuam a fazer a sua vida normal, ocupados com as coisas de todos os dias. Aos poucos, o que parecia insignificante vai transformar-se num grande problema.






Uma cidade exclusivamente habitada por animais é o cenário escolhido para esta história. Só os personagens são diferentes, porque os hábitos de vida e o ritmo frenético são iguais aos de qualquer outra cidade. Casas, escolas, locais de trabalho, restaurantes, museus... o leitor entra em todo o lado. Ao mesmo tempo, é como se lhe estivesse reservado o papel de fazer a sondagem da opinião pública sobre o acontecimento do dia. Todos os animais têm opinião. A maioria desvaloriza. Há mesmo quem  considere refrescante e divertido passear de galochas pela cidade.















Mas a água não para de aumentar. A cada dupla página, o azul rouba espaço aos tons preto e branco com que inteligentemente a cidade foi pintada. O azul apodera-se da cidade, mas afecta os habitantes de forma diferente. Os mais pequenos são, obviamente, os primeiros a ser atingidos. Os mais altos parecem continuar indiferentes. O leitor não tem dúvidas, trata-se de uma inundação.
























Numa narrativa predominantemente visual, aos tons preto e branco que dividem o espaço com o azul da água, junta-se apenas um apontamento amarelo que percorre todo o livro. É a cauda de um pequeno habitante que, desde o inicio, está consciente do problema e tenta alertar para ele. Só com o decurso do tempo e a subida do nível da água, consegue que todos acabem por perceber que é necessário fazer alguma coisa. E que só em conjunto conseguirão solucionar o problema. 










Juntos somos mais fortes é o lema desta deliciosa história com uma temática bem actual. Uma história onde miúdos e graúdos podem permanecer horas a  fio, descobrindo uma parafernália de elementos e de referências culturais. Sendo este o livro de estreia da ilustradora espanhola, ficamos com água na boca à espera do próximo.

Sem comentários: