quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Desde 1880. Uma história que é de todos



 





















Nasceu em 1880 e o tempo habitou-a durante muitas gerações de leitores. Com a dignidade de quem carrega todos os sonhos, testemunhou as mudanças que os dias foram anunciando. Assistiu a transformações sociais, vislumbrou o progresso, viveu a paz e a guerra. Acolheu gentes novas e velhas, conheceu os diferentes veículos que cavalgaram as horas, observou modas e tendências. Corajosa, permaneceu fiel a si própria. Com a sabedoria feita de todas as palavras que continha dentro de si, assistiu a derrotas e a vitórias. Com o silêncio dos fortes, despediu-se de amigos e vizinhos. Saudou os que chegaram e os que viu nascer. Passou o seu próprio testemunho entre várias gerações. Alimentou o imaginário de todos os que nela quiseram viver por breves ou longos momentos. Só não resistiu aos dias de agora.


Esta podia bem ser a história de uma qualquer e de todas as Livrarias. Em Lisboa, Paris, ou em qualquer outro lugar do mundo. Mas terá sido o encerramento de uma das livrarias de sempre, situada em Roma, que levou o autor a conceber esta história que chega até nós num momento tão difícil da vida das livrarias. Um contributo precioso para despertar as mentes mais adormecidas.









Desde 1880, da autoria do italiano Pietro Gottuso, foi a obra vencedora do XIII Prémio Internacional Compostela para álbuns ilustrados, organizado pela editora Kalandraka. Trata-se de um livro só de imagens, que conta a história de uma livraria ao longo de 140 anos. E, em paralelo, a História que ela atravessa. Não sentimos a falta das palavras, porque a força das ilustrações, feitas em acrílico sobre madeira, é magnânima e sublime. Directas e eficazes, as imagens não deixam nada por dizer, tornando a história entendível por leitores de todas as idades. As roupas, a diversidade de pessoas, as cores escolhidas a cada dupla página para cada período vivido... 












É um livro belo e tocante. Acima de tudo, verdadeiro e capaz de nos fazer reflectir sobre o papel, a importância e as vicissitudes das livrarias. Abram-no e vivam por lá uns tempos com toda a família. Os livros são bens essenciais, ainda mais numa altura em que o mundo teima em não nos querer deixar sonhar. Num tempo de todas as incertezas, em que se fecham portas sem sabermos se voltarão a abrir, é urgente que se tomem medidas de apoio. E elas passam também por todos nós. Uma LIVRARIA INDEPENDENTE  vive sobretudo da sua gente. É nelas que devemos comprar os livros que escolhemos para companhia nestes momentos sombrios.  Caso contrário, corremos o risco de, em 2022, os lugares de todos os sonhos do nosso imaginário se terem transformado em pontos de venda de tomates e verduras. 


Sem comentários: