Gostaria de partir para bem longe dali, da multidão, da confusão e do barulho que diariamente enfrenta.
A pequena Anette apenas sonha com o silêncio! Mas os dias passam iguais para a nossa protagonista, simbolicamente representada por uma pequena burra. No meio da sua solidão, restam os mesmos barulho e ruído de sempre.
Até que, num final de tarde, ouve um cantor de rua entoando uma canção que fala de uma misteriosa floresta, onde só conseguem entrar "os silenciosos". Uma floresta onde há um castelo tranquilo, um tesouro de silêncio.
Não hesita e parte sozinha em busca desse lugar encantado, que encontra após uma longa caminhada.
Mas não foi a única a ouvir a canção. Também um antiquário escutou atentamente a canção que falava da existência do tesouro na floresta. A cobiça humana nunca se fez rogada e a multidão de que fugira a pequena Anette encaminha-se, também ela, para a floresta.
Durante a noite, a busca pelo tesouro conduz à destruição total da floresta. Todas as árvores são arrancadas mas os homens não conseguem encontrar o tesouro, o castelo do silêncio!
No final, ficamos a saber que a Petite Anette mudou. Continua a trabalhar na sua máquina de costura, mas o seu coração habita agora um grande e calmo castelo no meio da floresta misteriosa. Um castelo, onde só "os silenciosos" podem entrar!
As ilustrações de Yein Kim, que num primeiro olhar não parecem passar de meros esquissos, revelam-se de uma rara beleza e denotam uma profunda sensibilidade. É um livro sobre o valor do silêncio, mas também sobre um jogo de contrastes. O barulho, a solidão e as multidões, a agitação da cidade e a calma da floresta, os homens versus os animais, o sonho e a realidade...
Editado pelas Éditions de la Rmn - Grand Palais, o livro integra-se na colecção RAMINO (livros de arte para a infância), dirigida pela conhecida escritora e ilustradora Beatrice Alemagna.
Sem comentários:
Enviar um comentário