sexta-feira, 1 de junho de 2012

Che cos'è un bambino?

Hoje é o melhor dia do mundo, ou o dia do melhor do mundo, ou o melhor mundo do dia…!?!?!? Já estamos a confundir tudo. É da emoção.
Já temos o dia, mas saberemos nós O que é uma criança? Sabemos responder a o que é um carro?, o que é uma casa? ou o que é uma dor de barriga? Mas o que é uma criança?


 
Beatrice Alemagna fez um estudo muito atento sobre o assunto. Este livro é pura beleza dedicada ao conhecimento deste ser ainda indecifrável. Chegaremos a alguma conclusão? Não podemos garantir. Mas apostamos que se vão deliciar. Atenção às adaptações! Não resistimos a este texto e tivemos de o copiar, ainda que adulterado (lá está, coisas de adultos).
Já descobrimos várias coisas:



Uma criança é uma pessoa pequena. É pequena só por um bocadinho, pois torna-se grande. Cresce sem ninguém fazer caso disso. Piano piano e em silêncio, o seu corpo vai alongando. Uma criança não é uma criança para sempre. Um belo dia muda.
Uma criança tem mãos pequenas, pés pequenos, orelhas pequenas…mas nem por isso tem ideias pequenas. As ideias das crianças, na volta, são enormíssimas, divertem os crescidos, fazem-nos abrir a boca e dizer: “AH!”




As crianças têm desejos estranhos: usar sapatos brilhantes, comer algodão doce ao pequeno-almoço e ouvir a mesma história vezes sem conta.



Também as ideias dos grandes são, por vezes, estranhas para os pequenos: tomar banho todos os dias, cozinhar feijão-verde em manteiga e dormir sem o cão amarelo. «Como é possível?», questionam os meninos.




Beatrice Alemagna traça um retrato fiel da criança, captando cada pormenor que, normalmente,  passa despercebido. Principalmente aos mais crescidos. Mas há ainda uma pontinha de esperança para todos os cãezinhos amarelos... as crianças que decidem não crescer mais. Aquelas que guardam um mistério dentro de si e que ainda se comovem com as pequenas coisas, como um raio de sol ou um floco de neve.


É isto uma criança! Continuam na mesma? Sem uma resposta concreta? Pois nós sabemosmuitobemoqueé…é que nós ainda não acabamos de crescer. Não nos está a apetecer. Feliz dia da criança.


(Se o quiserem muito, podem comprá-lo aqui.)

Sem comentários: