segunda-feira, 20 de maio de 2013

Palavras para que vos quero

Peter Pan e a Terra do Nunca foi o mote do 4º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil, que decorreu na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto. Os Hipopómatos voaram até lá...
As honras de abertura ficaram por conta de Jorge Silva. Durante mais de uma hora,  o conhecido designer editorial e director de arte dissertou sobre a história da ilustração para a infância em Portugal. É sempre um prazer voltar a ouvir quem sabe tanto!

Tcharan! Lá fora, a banca era de fazer crescer água na boca...
Nem sempre resistimos a puxar a brasa à nossa sardinha, ou melhor, à nossa galinha... Resultado, rapidamente encontrámos os dois livros de  António Mota ilustrados pela nossa Catarina Correia Marques.

A parte da tarde iniciou-se com a inauguração da exposição Peter Pan e a Terra do Nunca, que reuniu originais de 21 ilustradores. O lugar que Peter Pan ocupa, ou não, no imaginário de cada um, foi o ponto de partida para a conversa moderada por Margarida Noronha.
                                                               
                                       Paulo Sérgio Beju                                                Evelina Oliveira
                                                          José Manuel Saraiva                               Anabela Dias
Entre outros, testemunhámos o magnífico momento em que João Fazenda fala do processo de criação do seu Peter Pan que, sem inibições de qualquer tipo, voou até ao colo de José Manuel Saraiva.

José Rosinhas esteve à  conversa com três meninas que não querem crescer. Evelina Oliveira, Marta Madureira e Cristina Valadas falaram da sua formação e respectivos percursos na ilustração infantil.
Adélia Carvalho moderou a conversa com os ilustradores Tiago Manuel, João Fazenda e Paulo Sérgio Beju.
                           
Com muita pena, os Hipopómatos não puderam ficar para Sábado, o dia reservado aos escritores. António Mota, Álvaro Magalhães, Carla Maia de Almeida e Francisco Duarte Mangas foram apenas alguns dos nomes que por lá passaram. 

À porta da biblioteca, havia quem, apesar de não conseguir entrar, não quisesse perder pitada... 
E com toda a razão! Até para o ano.


1 comentário:

elvira disse...

pronto, não perdi pitada também, não fui,infelizmente mas os hipopomatos possibilitarm informação q até parece q lá estive!! :) Obrigada Nazaré