quinta-feira, 25 de maio de 2023

Perdido



Perdido | Mariajo Ilustrajo | Fábula


O título e o inicio do livro não deixam dúvidas aos leitores. Nesta história, há um urso polar perdido na grande cidade. Não sabe como aqui chegou, nem em que parte do percurso se enganou. Mas os altos arranha-céus, a multidão e a agitação rapidamente o levam a concluir que está perdido. Resta-lhe tentar encontrar o caminho de volta para casa.











Através dos pensamentos e das falas do urso, o leitor vai acompanhando a tarefa que não se adivinha fácil. À sua volta, todos lhe parecem demasiado ocupados ou abstraídos para o ajudar.  Provavelmente,  também estarão perdidos, pensa o urso. Talvez seja essa a razão para ninguém lhe prestar atenção. As filas são muitas. Decide aguardar numa, na esperança de ser a certa para recolher a informação de que precisa. O máximo que consegue é uma bebida da qual nem gosta... 














Quando, finalmente, chega ao balcão das informações, a pessoa responsável pelo atendimento nem sequer olha para ele, entregando-lhe simplesmente um mapa. Apesar de lhe terem dito que contém toda a informação, não consegue encontrar nele a mínima pista para voltar ao Pólo Norte. Sem perceber bem como, já se encontra no metro. Mas as suspeitas de que o mesmo não o levará de volta a casa são imensas. Um grande plano da carruagem, divido em quadros, mostra ao leitor cenas que lhe são sobejamente familiares. Entre telemóveis, jornais, auscultadores... ninguém dá pela presença do enorme animal. 

















Num metro apinhado de gente, a sensação de solidão pode ser esmagadora. Mas, eis que, finalmente, uma menina de cabelo ruivo, abraçada a um coelho de peluche,  lhe lança um "Olá, Urso!" A cor do cabelo fá-la destacar-se no meio daquela carruagem de gente tão igualA sequência de imagens a partir daqui é extraordinária. A menina decide levar o urso para casa. Afinal, é o que ele quer! Uma mão dada ao urso e a outra à mãe que, completamente absorta no telemóvel, nem  dá pela presença do novo amigo. 























Uma vez instalados, sem que os pais se apercebam de alguma coisa, a menina faz tudo o que pode para que o amigo se sinta em casa. Inicia-se uma verdadeira relação de amizade. A pequena brinca com ele, alimenta-o, dá-lhe banho... O urso aprecia a simpatia e a generosidade da nova amiga, mas começa a desconfiar que ela não faz a mínima ideia de onde fica o Pólo Norte. Só quando chega a hora da história, nos tranquilizamos. Nós e o Urso. Podemos ver as estantes de livros, onde a autora inclui um exemplar do seu A Inundação e um livro sobre o Pólo Norte, de imediato reconhecido pelo urso. Com ele pode, por fim, mostrar a sua casa, o lugar onde nada, o que comem os ursos (e não, não é pizza!), a sua família... Adivinhamos o final. É para isso que servem os amigos, para nos ajudar a voltar a casa.
























O segundo livro de Mariajo volta a ter como cenário a grande cidade. Mas, enquanto em  A Inundação, de que falámos aqui, se aborda o espirito de equipa, a entreajuda e a solidariedade que permitem salvar a cidade inundada, aqui a temática é bem diferente. A indiferença da grande cidade, o alheamento da multidão e a frieza que pode caracterizar os grandes centros urbanos. Curiosamente, os dois livros exercem a mesma magia na hora de prender os leitores.




As ilustrações são magníficas. Há todo um jogo de cores e de sombras que marcam o contraste das situações vividas. O texto é curto e é a componente imagética que nos vai revelando todos os pequenos grandes detalhes da viagem do urso desde que se perde até chegar a casa. Uma história que se inicia e termina nas guardas. O grande plano de abertura com os arranha-céus e o nariz do urso é soberbo. A primeira parte do livro é marcada pelos tons cinzas com que a autora transmite a frieza dos lugares. A carruagem do metro é gigantesca e Mariajo divide-a por vários quadros para que o leitor aperceba as grandes dimensões e a quantidade de pessoas que nela viajam... As cores amenizam-se na casa da menina e, até o urso é acometido de um fino humor. O final feliz avizinha-se. 



A autora é espanhola e há algum tempo passou a viver no Reino Unido. Facto que não é, seguramente, alheio a esta história sobre a indiferença e a hostilidade que podemos sentir quando estamos longe de casa. Mas esta é, também, uma história sobre amizade, atenção e carinho dispensados ao outro. 
Como é que o Urso regressou ao Pólo Norte? Abram o livro, é a vossa vez de se perderem por lá!

segunda-feira, 15 de maio de 2023

Se choras como uma fonte


 





















Se Choras Como Uma Fonte | Noemi Vola| Planeta Tangerina


Este é um livro onde se pode chorar à vontade, mas do qual ninguém sai imune a umas boas gargalhadas. Já todos experienciámos a situação de estar perante uma criança e tentar, a todo o custo, que a sua vontade de chorar não descambe em pranto. E quem não provou já o fracasso  da missão? Nesta história, é o narrador que chama a si tal tarefa, nunca se dando por vencido.


O diálogo entre o narrador e a minhoca que assume o protagonismo da história obedece a uma toada em crescendo, que vai prendendo os leitores ávidos de saber como se vai desenrolar a lacrimal trama. O argumento inicial é de peso. Perante uma minhoca com toques de calimero, o narrador invoca que não se pode iniciar o livro com uma cara tão tristonha. Resultado?



Os olhos  da pobre minhoca vão denotando uma maior vontade de chorar, enquanto a sua postura é reveladora do enorme esforço feito para evitar que isso aconteça. A verdade é que só aguenta quatro páginas até  a primeira lágrima se soltar. Segue-se o pranto e a subida da água até um bom nível da página. O narrador vai fazendo uso de todos os argumentos possíveis, desde os mais drásticos, como o perigo de afogamento, aos mais convencionais, como chorar não serve de nada. Tudo em vão. Ainda assim, continua determinado a virar a história a seu favor.







































A solução encontrada surpreende tanto a minhoca como os leitores. Chorar, afinal, serve para muita coisa. E a minhoca até pode chorar à vontade, tem é de chorar melhor. Começa, então, um desfile de personagens, mais ou menos conhecidas, que dão forma aos diversos exemplos de como se pode fazer um melhor aproveitamento do choro. Ao mesmo tempo, a autora brinda-nos com um elenco de  situações hilariantes e, por vezes, até inusitadas. Chorar como uma fonte pode fazer  todos os pombos felizes, chorar para dentro de uma panela pode fazer uma bela massa, chorar na sala e usar um bocadinho de detergente...



A minhoca vai-se recompondo. O narrador vai levando a água ao seu moinho. Entusiasma-se. Explica-lhe que todos choramos. Polícias, super-heróis, jogadores de futebol, formigas, pedras... Que as lágrimas podem apagar pequenos e grandes fogos. Que podemos chorar em qualquer estação do ano. Sozinhos ou acompanhados. Que chorar é uma língua universal que até se entende melhor que o inglês. Que, afinal, o mundo até seria trágico sem lágrimas. Os sapos, por exemplo, acabariam por explodir, os rios ficariam secos.... O ânimo da protagonista é agora diferente.



Com uma paleta de cores alegres e uns desenhos com que os mais pequenos facilmente se identificam, Vola presenteia-nos com uma história que tem tanto de divertida (quem resiste a uma compota de pera 100% fruta e lágrimas?)  como de preciosa. Afinal, é de sentimentos e de estados de alma que falamos.
A esta altura, a minhoca parece outra. Tiramos o chapéu ao hábil e astuto narrador, embora todos saibamos que as próximas lágrimas não tardarão a chegar. Mas isso são outras inundações... Para os mais distraídos, que não se tenham ainda interrogado do porquê de tanta tristeza e choro no inicio do livro, só podemos recomendar que o abram e descubram. Porque esta história é de rir e de chorar por mais... 


sexta-feira, 5 de maio de 2023

Bom Fim de Semana

                                              Seng Soun Ratanavanh

quinta-feira, 4 de maio de 2023

O Gaspar na Noite


O Gaspar na Noite | Seng Soun Ratanavanh | Orfeu Negro


Quando um livro sobre uma temática usual na infância nos chega às mãos, temos sempre aquela curiosidade de saber o que o diferencia de muitos outros que já conhecemos. Que tipo de abordagem e de originalidade transportará consigo, se conseguirá surpreender os  leitores... Neste caso, Ratanavanh, a ilustradora do onírico universo de Miyuki, oferece-nos uma história que tem tanto de surpreendente como de deslumbrante. 


O cenário é o da casa de um pequeno e solitário rapaz que, como muitos outros da sua idade, tem dificuldade em lidar com a noite e tudo o que lhe está associado. O escuro, os barulhos, as sombras fazem com que Gaspar se mantenha de olhos bem abertos, esperando, em vão, que o sono e os sonhos se apoderem de si. A dificuldade de adormecer leva-o a desejar ter por perto um amigo, por mais pequeno que seja. E, como na noite tudo pode acontecer, eis que a resposta chega pela voz de uma elegante ratinha surgida de uma pequena porta na mesa de cabeceira.
 



Ainda com Gaspar atordoado pela sua aparição, ela propõe-se explorarem a casa em busca desse amigo. É o inicio de uma mágica digressão que leva o leitor a suspeitar que pode estar a adentrar-se pelo mundo dos sonhos. A casa revela-se um cenário fascinante e cada página exibe uma nova personagem, um potencial amigo. Todos parecem saídos de um qualquer país das maravilhas. Uma toupeira bibliotecária, um coelho pianista, um panda que acalenta o sonho de ser campeão do mundo de badminton... De uma forma ou de outra, cada um enfrenta os seus medos, o que acabará por os unir.







Ratanavanh não poupou nos detalhes e oferece-nos uma deslumbrante parafernália de pormenores que pede a minúcia do nosso olhar. Os jogos de sombra e de luz, os incríveis papéis de parede, os deliciosos azulejos, os inúmeros padrões e a  riquíssima  paleta de cores a que já nos habituou, fazem o leitor querer habitar a casa de Gaspar e ser o seu amigo. Este é um mundo encantado, onde personagens entram e saem dos quadros, borboletas  saem do papel de parede e se passeiam pela casa, as casas de bonecas deitam fumo das chaminés, os candeeiros podem ser árvores ou casas, onde uma banheira se transforma num lago de nenúfares e até um frigorífico alberga uma floresta...



O convívio e as experiências que vivem juntos permitem a Gaspar um novo olhar da noite. Graças aos dotes culinários de uma das personagens, todos acabam à volta da mesa deliciando-se com um magnífico repasto. E não será só pela luz das velas que o rapaz percebe que a noite, afinal, não é assim tão escura. 





Depois da emocionante digressão, Gaspar regressa ao quarto. Agora, escoltado por todos os novos amigos. O leitor também faz o caminho de volta e, se por acaso estava distraído, é altura de recomeçar e ver  que todos eles já estavam no quarto quando abriu o livro. O ratinho de corda, o porquinho mealheiro, a bola de neve do pinguim, o coelho de peluche... É um exercício e tanto, essa descoberta! Certamente, se perguntará, se tudo isto não passou de um sonho, se tudo estava apenas na cabeça do pequeno. Mas isso pouco importa comparado com o facto de, juntamente com os amigos, ter ultrapassado os medos que tinha no princípio da história. Um deslumbrante hino à imaginação, alicerçado no poder dos livros. Porque é esse  o ponto de partida para o maravilhoso mundo de Gaspar.