sexta-feira, 8 de abril de 2022

O Gnu e o Texugo. Está a chover



 













O Gnu e o Texugo - Está a chover | Ana Pessoa e Madalena Matoso | Planeta Tangerina

O gnu e o texugo estão de volta! Em 2020, elegemos O Gnu e o Texugo - Cuidado com o vento como um dos nossos livros preferidos. Quem o leu sabe que os dois simpáticos animais se conheceram num dia de grande ventania. Talvez devido à adversidade, parecem ter ficado amigos para a vida. Desta vez, o vento deu lugar à chuva. Plim, plam, plum


Com a salamandra a aquecer o ambiente, em dias chuvosos nada é mais apetecível do que um jogo de cartas e um chá quentinho. O convite do texugo é, de imediato, aceite pelo gnu. Bic, bac, buc, o texugo não perde tempo a baralhar as cartas. O cenário é tão perfeito que nos apetece entrar, tomar um chá e fazer  um joguinho. Mas é nesta altura que ouvimos a conversa e percebemos que nenhum dos dois amigos sabe jogar às cartas. A curiosidade dos leitores está em alta. Não sabem jogar às cartas? E vão jogar? 

- Tu sabes jogar às cartas? - Não. E tu? - Também não.

As gargalhadas são inevitáveis.  Mas, o leitor rapidamente percebe que jogar às cartas sem saber jogar pode ser algo bem divertido. Chic, chac, chuc, o chá está servido.























Tal como no primeiro livro, a simplicidade e o humor do texto de Pessoa voltam a encantar-nos. A dose de ingenuidade e até o seu quê de nonsense  desconcertam o leitor várias vezes. Gostamos dos vrim, vram, vrum, dos snif, snaf, snuf... Gostamos e precisamos de histórias que nos fazem rir. Só porque sim. Na esteira das anteriores, as ilustrações de Matoso são um regalo para os olhos de miúdos e graúdos. Mesmo à chuva, este é um livro que continua a poder virar-se de cabeça para baixo, permitindo ler a história ao contrário. E que história! Sic, sac, suc.























Chegados aqui, esperamos que já se tenham interrogado sobre o porquê dos dois amigos, que estão no quentinho da casa a jogar às cartas e a beber chá, se passearem na capa equipados a rigor para a chuva. Isso é o que vocês terão de descobrir. Esperando, claro, que consigam ver o balão amarelo. Fim, fam, fum.

Sem comentários:

Enviar um comentário