Hoje é dia de visita ao zoo de Davide Cali e José Saraiva. Juste à ce moment-là... entramos num dos nossos zoos preferidos. Querem boleia?
ESTE ZOO FECHA À SEXTA-FEIRA, À HORA DE ALMOÇO.
Émile, o guarda, acompanha os visitantes até ao portão e de seguida cumpre todo um ritual. Antes de ele próprio almoçar, trata de alimentar a bicharada: o elefante, a girafa, o rinoceronte, a zebra, o macaco, o hipopómato, o dromedário e o crocodilo.
Uma história que se revela um hino à liberdade. E onde a amizade acaba por ocupar lugar de destaque num final surpreendente.
Ainda que ninguém os tenha visto, os vestígios deixados pelos animais em debandada não deixam margem para dúvidas. Alguma coisa passou por ali! Mas essa é outra história...
As deslumbrantes ilustrações não enganam em relação à autoria. Conhecemos-lhe a tendência para o uso desta paleta cromática, com predominância dos tons azul, vermelho e branco. Mas a maior característica das ilustrações de José Saraiva é a poesia que delas sempre emana e que exerce sobre nós uma magia e um poder encantatório únicos. O livro foi editado em França, há cerca de dez anos, pelas éditions Sarbacane. Teríamos gostado tanto de o ver por cá...
Há muito que adoramos este zoo! De vez em quando voltamos ... Talvez pelo prazer de ver as jaulas vazias e abertas. Talvez porque nos lembramos amiúde que vivemos num mundo onde o que chama a nossa atenção nem sempre é o essencial. Mesmo que o essencial seja um elefante, uma girafa, um rinoceronte, uma zebra, um macaco, um hipopómato, um dromedário e um crocodilo.
um hino à liberdade, lindissimo. derretida por este livro desde q o vi
ResponderEliminar