sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Good Night, Gorilla


Finalizamos a semana com uma visita nocturna ao zoo de Peggy Rathmann. Good Night, Gorilla ou Bonne Nuit, Petit Gorille, na versão francesa que aqui mostramos, é uma história que há décadas diverte e apaixona crianças. E adultos, arriscamos nós. Um "clássico" que receitamos na hora de ir para a cama ou em qualquer outro momento do dia. 


As imagens falam por si e os mais pequenos não carecem de explicações. No momento de fechar o zoo, o pequeno e esperto gorila evidencia uma destreza inusitada. O resultado é bem visível.


Ao ritmo do "boa noite" que o guarda endereça a cada um dos animais, a fila indiana, que atrás de si se perfila e o segue, aumenta.


Aparentemente sem suspeitar de nada, o homem entra em casa muitíssimo bem acompanhado. Cada um parece ter uma noção bem definida do espaço a ocupar...


Embora o quarto se possa tornar pequeno, nada como uma noite bem dormida no aconchego do lar... 


A expressão boa noite é, em matéria de texto, o único alicerce utilizado por Rathmann. É notável que a autora tenha edificado toda a história exclusivamente à volta do simples cumprimento de despedida, extensivo a todos os personagensNo final, todos acabam por dizer boa noite a todos.  


É precisamente o coro de boas noites entoado no quarto que acaba por despertar a mulher do guarda. O caminho de volta é agora feito por ela, mas será que obtém um resultado diferente?


Não fosse a existência de alguns seres bem persistentes e determinados e o boa noite geral da mulher faria prever  que o assunto estava encerrado.  Ainda assim, não deixamos de ser surpreendidos por um final brilhante. Bem à medida da esperteza do nosso gorila.


Simples, hilariante, com pormenores deliciosos, como o do rato que transporta a banana do gorila para cá e para lá...  Irresistível. As gargalhadas e o familiar "outra vez"  atingem aqui proporções gigantescas.


Boa noite a todos.

OUTROS ZOOS PERTO DE NÓS

  


Sem comentários:

Enviar um comentário