sábado, 13 de maio de 2017

Cá Dentro. Tangerina, o Planeta que nos invadiu o Cérebro




Em 2014, escrevemos aqui sobre Lá Fora,  guia para descobrir a natureza, que o Planeta Tangerina editou e que, entre muitos outros, foi vencedor do Prémio “Opera Prima”, atribuído pela Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha 2015.

                           “Cá dentro tens um cérebro mas só sabes que tens um cérebro porque tens um cérebro cá dentro.”

Três anos volvidos, assistimos ao nascimento de um livro-gémeo, Cá Dentro, guia para descobrir o cérebro. 
Construído com o apoio de uma equipa de neurocientistas, filósofos e psicólogos, Cá Dentro acompanha a evolução do cérebro desde o primeiro segundo, mostra-nos a incrível realidade construída com a ajuda dos sentidos, explica-nos como aprendemos, decidimos ou agimos e também como nos ligamos às outras pessoas, outros cérebros. 

Afinal o que há cá dentro? É o mote para as mais de 360 páginas que dissecam, literalmente, o nosso cérebro. Numa linguagem acessível, ou não se destinasse o livro a um público dos 10 aos 100, aqui e além até poética, o cérebro é o protagonista. O que dele se diz é  coadjuvado  por cativantes caixas de texto, exemplos e comparações que o tornam bem mais perceptível pelos jovens leitores.



                                                   É no córtex pré-frontal que se decide:olho para o ecrã ou oiço a minha irmã?

A espaços, há desafios que convidam o leitor a experienciar, ele próprio, as conclusões enunciadas. A par deles, os deliciosos desenhos de Madalena Matoso, a dois tons, azul forte e vermelho, são um precioso contributo para transformar o livro numa viagem fascinante.


Uma viagem que percorre as etapas da vida, desde o nascimento à velhice. 

No período da adolescência acontece a última grande fase de mudança do cérebro. Na verdade, esta é considerada uma das etapas mais importantes do seu desenvolvimento, mas também a mais turbulenta. Objectivo: preparar o ser humano para sair de casa em segurança para um território desconhecido. 



Estruturada em capítulos – Sentidos, Aprendizagem, Consciência, Emoções são apenas alguns exemplos - capazes de despertar a curiosidade de leitores de todas as idades, esta incursão pelo nosso cérebro não deixa de fora a Criatividade e a Experiência Estética.
São inúmeras as alusões a escritores, filósofos, cientistas e artistas: Pasteur, Lewis Carrol, Eric Kandel, Henri Matisse, Newton, Einstein, Balzac, Picasso, Joseph Beuys, Sophia de Mello Breyner Andersen...


Para se desenvolver,  a criatividade precisa de andar à solta. Precisa de cair, de se esfolar e de voltar a levantar-se.
O dramaturgo Samuel Beckett escreveu um dia:
"Tentar outra vez. Falhar outra vez. Falhar melhor."



São tão diversificadas quanto interessantes as curiosidades com que Isabel Minhós Martins e Maria Manuel Pedrosa, as autoras do texto, povoam as páginas do livro.
Sabias que há um neurónio chamado Jennifer Aniston? Porque não te lembras dos sonhos? Seremos nós parecidos com as lesmas? A que velocidade viaja um impulso no cérebro?


Interessantes é o mínimo que se pode dizer de várias outras abordagens que Cá Dentro não deixou de abarcar. Todos diferentes, todos iguais. Nada é deixado ao acaso e há um capítulo dedicado aos cérebros diferentes. Outros há que se reportam à boa forma, ao cérebro dos animais, a factos e mitos, a mapas. 
Cá Dentro, Lá Fora ou entre portas, tiramos, mais uma vez, o chapéu ao Planeta Tangerina. Não são muitos os livros informativos que nos encantam. Este é absolutamente fascinante.

Cada cérebro absorve a vida de outros cérebros que podem estar perto (um amigo) ou longe (o autor de um livro que estás a ler e que viveu há 100 anos, do outro lado do mundo).

Sem comentários:

Enviar um comentário