Se há autores que gostaríamos de ver traduzidos entre nós, Jon Klassen é um deles. Somos fãs do seu extraordinário trabalho. Escritor e ilustrador, ganhou este ano a prestigiada Caldecott Medal, com o livro This Not My Hat.
Laszlo é um rapazinho que, como muitos outros, tem medo do escuro. O escuro, contudo, não tem medo dele e parece gostar de partilhar a casa.
Uma casa que se percebe grande e antiga, com paredes despidas de qualquer adorno, janelas altas e frias, lances de escadas, tectos de madeira que rangem... Magistralmente desenhado por Klassen, este perece ser o cenário propício à expansão dos medos do pequeno Laszlo.
Em termos territoriais, a preferência do escuro vai para a cave. Mas o rapaz não ignora que há outros cantos onde ele gosta de se esconder... O "closet" onde tem de guardar os sapatos, a cortina do chuveiro...
A ausência de adultos revela-nos que Laszlo não terá ajuda para combater o medo. Sozinho, terá de enfrentar o problema e simultaneamente buscar a solução. E o rapaz parece ter uma estratégia delineada! Todas as manhãs, quando a claridade invade a casa, abre a porta da cave e, do cimo das escadas, cumprimenta o escuro. A táctica é simples: antecipar-se para não ser surpreendido...
Mas, uma noite, o inevitável acaba por acontecer...
Os jogos de sombras e a utilização do preto em contraste com os focos de luz projectados pela lanterna do rapaz dominam as ilustrações e atingem aqui o seu ponto alto. Transmitem-nos com exemplar precisão o ritmo e a sequência da acção.
The Dark tem marcado presença em muitas das "listas dos melhores livros do ano" que começam a surgir. Percebemos porquê. Este foi um dos muitos livros que tanto gostámos de ler em 2013.
Uma abordagem sensível e inteligente que, certamente, muitos pais gostariam de ter como fonte de inspiração. Mesmo nas casas onde não há cave!
Ah, o nosso pequeno Laszlo continua a partilhar a casa... Só que o escuro já não o incomoda!
"This Not My Hat" vai ser publicado em 2014 pela Orfeu Mini. :D
ResponderEliminarBeijinhos meu queridos Hipopómatos e obrigada por este post.
este livro é um encanto. Tive a sorte de o receber de uma pessoa encantadora :)
ResponderEliminar