sábado, 17 de fevereiro de 2018

Ivo Neto, Arquiteto.


O protagonista desta história é um daqueles rapazes para quem a pergunta "o que queres ser quando fores grande?" não oferece hesitações. Ivo Neto nasceu para ser arquitecto.


O pequeno ainda nem ia à escola e assim, de repente, já tinha criado uma torre surpreendente feita de fraldas e cola. A construção, a relembrar a Torre de Pisa, era de tal modo fascinante que deixou a mãe radiante. Antes de saber, claro, que era feita de fraldas usadas.


Entre esfinges de terra no jardim da vizinhança, arcos de crepes e gelado, monumentos feitos de fruta, certo é que, aos três anos de idade, o pequeno já obtivera o reconhecimento parental da sua genialidade.


Com tanto aplauso e louvor, o pequeno Ivo estaria longe de supor que o pior estava para vir. Na verdade, os  problemas bateram-lhe à porta  assim que chegou à escola.
                                                                    NADA DE PRÉDIOS!  
Temos muito que fazer, muita coisa para aprender - era o discurso de Dona Pilar, a autoritária professora que quase destruía o que Ivo vinha erguendo, o seu sonho.


É certo que a Dona Pilar tinha as suas razões para tamanho pavor, já que, com apenas sete anos, ficara presa num elevador. De um prédio altíssimo e famosíssimo... Mas isso não justificava cortar as asas ao rapaz. 
A escola era como uma gaiola. O  sonho de Ivo não parecia caber lá dentro.  E o pequeno, numa tristeza só, pensava " Se não posso construir, o melhor é eu fugir".


Felizmente, um dia tudo mudou. Num passeio escolar a uma pequena ilha perdida no meio do rio, eis que um pontão decide desabar. Ivo Neto, o nosso arquiteto, sem pestanejar, construiu logo ali uma ponte suspensa para que todos pudessem regressar.


Com uma boa dose de humor, as ilustrações de David Roberts vão revelando ao leitor réplicas de alguns monumentos e edifícios bem conhecidos, como é o caso da ponte de São Francisco, onde não faltam os metros e a data da inauguração. Hilariante é o momento em que, em cima da ponte, Dona Pilar abre a mente para um novo horizonteRoberts é um versátil ilustrador, de quem sempre lembramos as fantásticas ilustrações a preto e branco ( bem ao jeito de Edward Gorey)  dos contos de terror escritos por Chris PriestleyO texto de Andrea Beaty,  escrito em verso, cativa os mais pequenos que ouvem a história vezes sem conta, ficando com uma imensa vontade de arquitetar. 




Editado pela Caminho,  o livro deixa-nos à espera do próximo, uma vez que a dupla conta com vários livros.
E sim, aqui a história acaba bem. Ivo Neto, arquiteto, continua a sonhar. Mas, senhores professores, esta história dá que pensar. Nem sempre há por perto um pontão em risco de desabar.

Sem comentários: