quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

10. A Minha Mãe



Mãe coragem, mãe guerreira, mãe selvagem. Mãe amor, mãe força, mãe jardim em flor. Mãe coração, mãe protectora, mãe liberdade... A todas elas nos conduz o olhar da criança que nesta história fala da sua mãe, um ser misterioso e único, capaz de absorver toda a sua admiração.

A minha mãe tem o coração entre o sol e a noite. 

A Minha Mãe,  recentemente editado pela Orfeu Negro, com texto de Stéphane Servant e ilustrações da suíça Emmanuelle Houdart, é uma homenagem bela e sublime a todas as mães.


Uma descrição singular, poética e intensa, que percorre igualmente as emoções e os sentimentos  que atravessam a relação única entre mãe e filha. 


A mãe que vamos conhecendo é, a um tempo, forte e frágil, aventureira e protectora, mãe e mulher.

Eu espero e não consigo evitar estremecer ao pensar que ela talvez não volte.

Um texto poético e pleno de metáforas a que se juntam as não menos metafóricas e deslumbrantes ilustrações de Houdart, que nos enche de alegria ver por cá. 



A minha mãe tem no coração uma loba escondida. Que às vezes, no verão, a faz cantar e dançar em negras florestas.

Um livro que se traduz numa abordagem única desse amor infinito que conhece sempre o caminho de volta. Que fala, a uma só voz, de amor e de inquietude. Um hino ao amor materno. Vivam as mães!

Sem comentários: