terça-feira, 7 de novembro de 2017

Mais Um. Será?


E quando é que ele vai nascer? A pergunta é previsível sempre que os mais pequenos estão perante a evidência de se transformarem em irmãos mais velhos. A ansiedade, a excitação, a curiosidade e até alguns receios emergem de forma insistente e ritmada ao longo dos meses de espera.  Nunca mais! 


A chegada de um novo elemento à família é sempre uma temática interessante e rodeada de alguns cuidados para com os mais pequenos. Saber como irão reagir à partilha do seu mundo com o irmão ou irmã recém chegados é uma incógnita que começa com a espera e a gestão que dela fazem ao longo dos meses de gravidez da mãe.



Mais Um, da autoria da dupla já nossa conhecida Olalla González e Marc Taeger, que assinam a versão do conto Grão de Milho, também editada pela Kalandraka, é uma abordagem divertida, com um final hilariante. Com uma estrutura triplamente repetitiva e uma paleta de cores suave e apelativa, o livro tem os ingredientes necessários para garantir o sucesso junto dos mais pequenos.



O coelho protagonista desta história é o exemplo da mistura de sentimentos e emoções, tantas vezes experienciados pelos mais pequenos. Ao ver a mãe mais gorducha, o pequeno adivinha que a família vai crescer e a pergunta da praxe surge de imediato. A resposta da mãe - Vai nascer quando já não conseguir ver os meus pés - não parece satisfazer-lhe totalmente a curiosidade. Transbordando de entusiasmo e alegria, o pequeno coelho anuncia aos sete ventos que vai ter um irmão. Mas ao anúncio proferido perante cada um dos animais com que se vai cruzando, segue-se repetidamente a pergunta: Sabes quando vai nascer?


Dos simpáticos amigos, para quem, naturalmente, "a gordura" da senhora coelha não passara despercebida, as respostas chegam rimadas e em jeito solidário.
Às páginas destes diálogos, sucedem-se invariavelmente aquelas em que, a uma só cor, imagina as brincadeiras que poderá partilhar com o irmão. E a sequência completa-se sempre da mesma forma: com a pergunta à mãe sobre o crescimento da barriga, que não coincide com o ritmo por si desejado.
- Mamã, ainda vês os teus pés?


Num frenético vaivém, o coelho divide-se entre  as páginas onde se repetem perguntas e respostas que as crianças conseguem facilmente adivinhar. Mas, quando, finalmente, chega o tão esperado dia, a surpresa é de monta... Tanto para o pequeno coelho como para os pequenos leitores. Festejem!

E por falar em leitores mais pequenos, ERIC CARLE está de volta!


Há cerca de um ano, escrevemos aqui sobre dois clássicos de Eric Carle, Sonho de Neve e O Senhor Cavalo-Marinho, editados pela Kalandraka. Hoje, repetimos: E porque o Natal sem mestre Eric Carle não seria a mesma coisa, aí estão duas edições cartonadas e de cantos arredondados para encaixarem nas mãos mais pequenas! 


Queres brincar comigo? é uma reedição e surge, agora, em formato mais pequeno, cartonado e de cantos arredondados.
A conhecida história do pequeno rato que procura um amigo para brincar é um daqueles livros que os pequenos leitores  pedem vezes sem conta. O enigma da identidade de cada animal que vai surgindo e que só se revela a cada virar de página, faz com que as crianças entrem no jogo da adivinha e se surpreendam a elas próprias. O texto tem a assinatura de Xosé Ballesteros, que o concebeu expressamente para as ilustrações de Carle.


Da Cabeça até aos Pés é uma divertida forma de descoberta do próprio corpo e dos movimentos que com ele conseguimos (ou não) fazer. Como? Experimentem pôr as crianças a imitar os gestos de alguns animais, como a girafa ou o macaco.


Da cabeça até aos pés e ao som de muitas gargalhadas, ficarão a conhecer melhor algumas das partes do seu próprio corpo. E ainda têm acesso ao maravilhoso espectáculo de cor que só Eric Carle sabe proporcionar.

Sem comentários: