quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Uma Última Carta. Lembranças De Um Carteiro.


Na era digital, despedimo-nos de 2016 com Uma Última Carta! É com alguma nostalgia e grande dose de encantamento que recuamos até uma época em que não havia telefone nem correio electrónico,  e em que todas as notícias viajavam a pé. Neste caso, na companhia do senhor Costas, o único carteiro da ilha.


Uma emotiva e tocante homenagem à figura do carteiro, essa espécie de mensageiro das boas e más notícias, tantas vezes transformado em amigo e confidente dos destinatários das mesmas.


Obra vencedora do IX Prémio Internacional Compostela para Álbuns Ilustrados, o livro  agora editado pela Kalandraka é da autoria da dupla grega Antonis Papatheodoulou Iris Samartzi.


Durante mais de 50 anos, o senhor Costas distribuiu notícias por toda a ilha. Desde os lugares mais próximos aos mais recônditos. Notícias boas e notícias más. As primeiras eram tão leves,  que conseguiria levar um cento delas ao mesmo tempo. Mas as outras pesavam tanto que, mesmo sendo apenas uma, eram sempre difíceis de transportar.


Naquele que era o seu último dia de trabalho, antes de se reformar, o senhor Costas queria partilhar essa notícia com toda a gente. Mas, estranhamente, ao contrário do que sempre sucedera e do que ele próprio imaginara, não havia ninguém à sua espera! Uma última carta acabaria por transformar o dia deste carteiro em algo especial...


As sublimes ilustrações de Iris Samartzi,  para além de evidenciarem a nostalgia do texto, põem em relevo a componente humana do protagonista da história, por quem todos sentimos uma natural simpatia desde o inicio.  Selos, envelopes, fotografias e outros elementos relacionados com a profissão convivem num notável trabalho de colagem que combina na perfeição com o traço preto que delineia as personagens. A paleta de cores, onde predomina o azul do céu e do mar, leva o leitor em digressão por esta ilha mediterrânica. 


Em altura de férias, aproveitem! Não deixem de ver este magnífico livro em formato de carta e de saber como terminou o último dia de trabalho do senhor Costas...

Sem comentários: