terça-feira, 4 de outubro de 2016

A árvore da escola

Em tempo de regresso, abram as portas da escola e encantem-se com este magnífico livro, recentemente editado pela Kalandraka. 


A árvore da escola, com texto de Antonio Sandoval e ilustrações de Emilio Urberuaga, é uma história feita de afectos. Uma história bela, que leva os leitores de todas as idades a pensar a relação com a natureza, o respeito que manifestamos pelo meio ambiente e a forma  como o acarinhamos. É uma história onde cabe generosidade, espírito de ajuda, solidariedade, partilha, determinação.


No pátio da escola havia uma árvore. Só uma. Era fininha, com ramos delgados, pareciam de arame, e tinha algumas folhas secas. Pedro gostava de correr perto da árvore, mas intuía a sua fragilidade e temia chocar com ela. 


Um dia aproximou-se, acariciou-lhe o tronco e viu nascer uma folha nova. A partir daí, redobrou os cuidados e o carinho  dispensados à árvore e rapidamente contagiou os colegas. 
A amizade estreitou-se e a própria professora, ultrapassados os receios iniciais, percebeu que a árvore deveria brincar mais com as crianças. Flores, poemas, um baloiço, uma casinha de pássaros... os mimos não paravam.


A árvore crescia e fortalecia-se na proporção do carinho e dos cuidados que recebia.  A cada abraço, um ramo novo. O seu crescimento surpreendeu mesmo uns cientistas chamados "botânicos" que vieram observá-la. O veredicto foi inequívoco: aquele era um exemplar único no mundo e deveria ser tratado com muito carinho.


A árvore tornou-se forte. Pedro e os colegas construíram uma grande cabana entre os seus ramos e a professora não teve dúvidas de que a cabana era um lugar fantástico para ler. Juntos, mudaram a biblioteca para lá.
Certo dia, os botânicos voltaram porque o Pedro tinha descoberto algo que  tinha nascido num dos ramos da árvore. Tratava-se de uma semente e se a plantassem, dela nasceria uma nova árvore. 


O acontecimento exigia uma reunião da escola, para saber o que fazer com a semente.  A decisão foi clara, todos concordaram que o melhor seria enviá-la para outra escola que não tivesse nenhuma árvore.


A acção decorre toda no mesmo espaço, o pátio da escola.  Mas nem por isso deixamos de nos encantar a cada dupla página. As ilustrações de Emilio Urberuaga,  que ilustrou Discurso do Urso, de Julio Cortázar, conseguem transmitir-nos, de forma simultaneamente intensa e delicada, as situações e as emoções ali vivenciadas. Acompanhamos as etapas do relacionamento das crianças com a árvore, as diversas fases do crescimento daquela, as estações do ano... Com uma paleta de cores vivas e alegres, o movimento gerado pela criançada é quase audível! Os pequenos leitores têm ainda outras descobertas para fazer...


E porque esta é uma história circular, na escola que recebe a semente, há também uma menina... Fica-nos a esperança de que as sementes cheguem a muitas escolas, colham a mesma sensibilidade por parte dos professores e que todos os Pedros e colegas multipliquem os abraços.


“A árvore da escola deste livro é o símbolo de como um projeto educativo novo e integrador, se verdadeiramente acarinhado, pode crescer e crescer, e chegar a outras escolas.” 
                                                                                                                               Antonio Sandoval
page1image34744 page1image34904 page1image35064

2 comentários:

maria antunes disse...

Tenho que comprar este livro. Adorei o post. Obrigada Hipopótamos!

hipopómatos na lua disse...

Obrigada nós, querida Maria! O livro já está à venda nos Hipopómatos e esperamos por ti... Sim?