quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

O Pato (Lógico) "Está De Boa Saúde" e Recomenda-se


O objectivo é chamar a atenção dos mais novos para questões relacionadas com a saúde e enraizar-lhes hábitos de vida mais saudáveis. Geração Saudável é o nome da colecção que dá corpo a um projecto de promoção e educação para a saúde pública desenvolvido pela Ordem dos Farmacêuticos. Com a chancela do Pato Lógico.


Os dois primeiros títulos, Atento ao Medicamento e A Ilha dos Diabretes, são dois magníficos exemplos de como os livros informativos podem ser apelativos e cativantes sem perder de vista o seu principal propósito, informar. E de como nos podem levar a dizer: venham mais! 


Estruturados como histórias, contadas de forma simples e clara, mas inteligentemente construídas, ambos os livros têm texto de Carla Maia de Almeida, que assina o segundo em conjunto com Cristina Cunha Cardoso e Pedro Borrego, e ilustrações de João Fazenda.


Em Atento ao Medicamento, a autora conduz-nos numa visita pelo Bairro Alexandre, que deve ao nome a Alexander Fleming, o médico escocês que descobriu a penicilina. Um lugar com árvores, jardim com esplanada, cafés e lojas... com que nos identificamos logo na primeira página.  A arte das palavras articulada com as deliciosas ilustrações de Fazenda faz-nos prolongar a visita, querendo conhecer cada morador e recanto do bairro. É com naturalidade que chegamos à farmácia, um lugar acolhedor onde todos se encontram. Sorrimos a cada subtileza e, acima de tudo, o nosso conhecimento sobre medicamentos torna-se quase enciclopédico. 



A Ilha dos Diabretes aborda a temática da diabetes, uma doença que afecta milhões de adultos  e crianças em todo o mundo, cada vez mais. Um profundo conhecimento da doença, das formas de prevenção e de tratamento é-nos transmitido através dos diálogos destes dois amigos, o João e a Maria.


Com um grafismo e uma paleta de cores absolutamente deslumbrantes, qualquer um se sentirá orgulhoso de fazer parte desta Geração Saudável. 


Pato, esse, demonstra uma saúde invejável! 

Sem comentários: