segunda-feira, 29 de junho de 2015

O Que é a Liberdade?


O passarinho perguntou ao lápis vermelho:
- O que é a LIBERDADE ?
O lápis rodopiou, pulou, riscou fraquinho, depois 
bem forte, rápido, em curvas, retas, texturas...
O passarinho não sabia rabiscar, mas mesmo assim agradeceu.


E continuou a perguntar. À lua, ao mágico, ao bebé, às bolas de sabão, ao espelho, à neblina, ao camaleão, ao dicionário, ao dragão...


Belos e poéticos, os diálogos revelam que a liberdade é algo de diferente para cada um dos seus interlocutores. Um hino à liberdade, revelada na diversidade que o conceito pode representar para cada um de nós. 


Para muitos, o passarinho é um símbolo da liberdade. Mas será que ele se sente livre mesmo? E, afinal, o que é a liberdade?  Foi pensando em tudo isto e partilhando ideias com crianças de várias escolas onde realizou oficinas, que a autora brasileira Renata Bueno fez nascer este livro.


"Foi uma delícia pensar com as crianças sobre como a liberdade podia ser diferente para cada um de nós, para os animais e para as coisas também!", afirma a autora que, em 2014, marcou presença na Ilustrarte. 


Há uns meses, os seus Monstros Urbanos, de que falámos aqui, estiveram expostos em Beja. Ainda este ano, terá o seu primeiro livro publicado em Portugal, pela mão da Orfeu Negro.


Fãs do seu trabalho, admiramos-lhe a versatilidade, a criatividade e a genuína alegria que sempre encontramos nos seus livros. Em Maio do ano passado, estivemos à conversa com Renata Bueno e ficámos a conhecer um pouco mais da autora e da sua obra.


Hoje, confessamos o fascínio por este livro livre que atravessou o oceano e veio parar às nossas mãos. Seguimos o passarinho e o mágico. Encanta-nos o tanto que temos voado por aí.

2 comentários:

Penélope Martins disse...

O que é liberdade também é post no blog Toda Hora Tem História (no Brasil). Reproduzimos o link dos Hipopómatos para que os leitores brasileiros possam se misturar aos portugueses.

Visitem-nos também!


Abraços! Penélope Martins

hipopómatos na lua disse...

Uma fantástica ideia e também nós dizemos: Vamos até lá, ao blogue Toda Hora Tem Historia. Visitem e tornem-se assíduos. Obrigado, Penélope! Abraços de volta.