terça-feira, 23 de junho de 2015

A Sereia e os Gigantes


O último livro de Catarina Sobral, originalmente publicado pela SM Ediciones, no âmbito do Prémio Internacional de Ilustração da Feira do Livro de Bolonha 2014 e agora publicado pela Orfeu Negro, é inspirado na lenda da Praia da Rocha.


Reza a lenda que os dois gigantes, mar e montanha, cessaram a cordial relação de vizinhança que há muito mantinham, quando se perderam de amores por uma sereia que por ali apareceu.


Numa contenda de corações, os vizinhos viraram rivais, não hesitando em usar tudo o que tinham ao seu alcance para conquistar o coração da formosa criatura por quem se tinham encantado. Ela, por sua vez, com a voz cristalina que todas as sereias têm, pediu-lhes provas da sua força.


O mar puxou dos galões e ofereceu-lhe as ondas, os corais, os tesouros dos barcos naufragados, o azul profundo... e um ramo de flores. Mas a montanha não se intimidou e levou à sua amada as árvores, as joaninhas e os casulos, o sopro do vento, um trono de pedra no topo do mundo... e um colar de pérolas.
A sereia fez a sua escolha. Caprichosa? É o que vocês terão de descobrir.


As ilustrações de Catarina Sobral traduzem um festim de cores e de formas. Fiel a um estilo já inconfundível, mas nem por isso menos criativo, é possível o reencontro com alguns dos elementos que percorrem outros livros da autora. Os singulares e encantadores gigantes, com as suas silhuetas brancas, trazem-nos à memória as figuras de Vazio e de Não Há Dois Iguais. Apesar do registo completamente diferente, o cachimbo e os chapéus não nos deixam esquecer O Meu Avô. A profusão de imagens, as cores, as árvores... recordam-nos Achimpa.


Um livro onde os mais pequenos se perdem, deslumbrados com o tanto que têm para descobrir. Nós, os mais crescidos, deambulamos deliciados pela praia da Catarina, que é também a nossa. Com a certeza de que quando voltarmos a pisar a areia da Praia da Rocha, nos lembraremos delas. Da Catarina Sobral e da sereia.

Sem comentários: