sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

The Big Question




Elephant had something on her mind.
It was a difficult question and she couldn't stop thinking about it.



Este é o ponto de partida para um fascinante livro, onde texto e ilustração nos transportam  para um universo  surreal e  mágico. The Big Question tem texto da belga Leen Van Den Berg e ilustrações de Kaatje Vermeire.


A difícil questão que ocupa a cabeça do elefante acaba por se tornar objecto de reflexão para todos os que se reúnem no encontro anual. Presidido, desta feita, pela formiga, é um encontro, no mínimo, bizarro do ponto de vista dos participantes.


Para além de alguns humanos, podemos encontrar toda a espécie de animais e objectos. A própria lua, o sol, o mar... ou até, pasme-se, a Branca de Neve! 


 Juntos, propõem-se encontrar a resposta para essa difícil questão:


É aqui que, nós leitores, começamos a ficar estonteados! Múltiplas e deliciosas definições de amor vão surgindo a cada página. 


Traduzimos algumas: 
O rato: "Nunca esquecerei a primeira vez que a vi. Senti-me grande e forte como um elefante."
A Branca de Neve: "Quando beijo o meu príncipe, esqueço todos os meus problemas: madrastas malvadas, discórdias, maçãs envenenadas..."
A macieira: "Quando vejo o meu amor, começo a corar."
O urso polar: "Sinto-me como se estivesse numa ilha muito quente."
O sol: "Quando estou cansado, a lua substitui-me. É uma querida."


Um livro desconcertante e belo, onde o texto, carregado de metáforas, se conjuga de forma brilhante com as soberbas ilustrações de Kaatje Vermeire, de quem somos irremediavelmente fãs. A intertextualidade marca igualmente presença, com a sublime referência à menina e à avó, personagens de um livro anteriormente ilustrado por Kaatje, que aqui nos encantam com as suas tocantes definições do amor. 


No final, fica essa certeza:



Quanto ao nosso amigo elefante, a pressa com que abandona o encontro indicia um total esclarecimento... Surpreendentemente, não era ele o "desentendido" em matéria de amor.


 Love is all those things. Bom São Valentim!


Sem comentários: