quarta-feira, 19 de novembro de 2014

ABZZZZ...

O seu filho é daqueles que nunca mais adormece? ABZZZZ...
Dos que inventa sempre mais um pretexto na hora de apagar a luz? ABZZZZ...
Dos que travam batalhas intermináveis com o sono? ABZZZZ...

ABZZZZ... uma solução cientificamente testada. 


No nosso laboratório não falhou. Hipopómatos grandes e pequenos têm tido noites bem mais tranquilas desde que o livro do Planeta Tangerina,  escrito por Isabel Minhós Martins e ilustrado por Yara Kono, passou a dormir cá por casa.


Confessamos a nossa paixão por livros abecedários. De nomes, cores, bichos, ideias, sensações, formas... Coleccionamos tudo! Mas um ABC do sono? Estamos sonolentamente rendidos!


Na contracapa, as autoras deste ABC vão logo avisando que,  se tudo correr bem, o livro nos fará adormecer muito antes do abecedário chegar ao fim... 


Num abrir e fechar de olhos, deixamo-nos embalar.
B- Está provado cientificamente: os bocejos são contagiosos. 
C-O sono é um programa de arrumar o cérebro. Pensa nas vantagens: só tens de dormir umas horas e o teu cérebro arruma-se sozinho!


Um livro em discurso directo, onde as perguntas, quase sempre formuladas num registo desafiante,  parecem revestir-se de extrema eficácia. 
E tu, a que letra chegarás?
O que esperas?
E agora, o que é que vais fazer?
Enquanto não dormes não chega a manhã, não sabias?
O que é que estás aqui a fazer?
Mas os teus pais não são corujas, ou são?



Aqui e ali, uma ou outra provocação afigura-se-nos garantia de sucesso junto dos mais pequenos. Mesmo dos mais agitados! 
F- Finca-Pé -(...) Mas se queres ser um sempre-tonto-em-pé, tudo bem, tudo bem...



Com uma letra por página, o fabuloso  e divertido texto  de Isabel Minhós Martins casa na perfeição com a magistral simplicidade das ilustrações, num registo quase infantil, bem ao jeito de Yara Kono. Tudo somado, este ABC resulta num livro original e irrequietamente imaginativo.


Enquanto as pálpebras não fecham, vamos encontrando pensamentos que são como mosquitos,  ou camas que precisam de uma boa noite de sono logo que chega a manhã. 


Já diziam os sábios mais antigos: "Quem acorda pássaros, semeia tempestades". Pleno de criatividade, por entre todos os bocejos, este é ainda um livro que se desliga sozinho! E mais não dizemos. 
ABZZZZ... Obrigatório para quem tenha insónias. E para quem não tenha.


Já estão a bocejar? Adormeceram? N-Ã-O!! Esperem... Não queremos ser "uma batata podre"!!!!


ABZZZZ...

1 comentário:

maria antunes disse...

oh quero tanto.Tenho tantos problemas em adormecer, tanto toanto, preciso urgentemente desse livro. Vai ser a minha cura. :)
Eu realmente arranjo justificação para ter qualquer livro interessante e de boa qualidade. Beijinhos Hipopómatos