sexta-feira, 27 de junho de 2014

Com o Tempo


A princípio estranha-se. Porque são muitos e fabulosos. Com O Tempo entranha-se e ficamos viciados... São os livros do Planeta Tangerina! O último, com texto de Isabel Minhós  Martins e ilustrações de Madalena Matoso, não foge à regra.


O tempo, ou a sua passagem, volta a ser a temática. De forma aparentemente simples, a cada página são evidenciados os  efeitos do seu decurso sobre  pequenas coisas de todos os dias. À boleia do tempo, vamos observando a sua própria medida de duração, as suas  mutações, a ordem de grandeza...


Um livro onde reconhecemos as etapas. O crescimento e o envelhecimento como pólos de um ciclo onde tudo se revela transitório, efémero... Mas onde cada etapa adquire uma importância específica,  que só o tempo poderá relativizar.


Todos já demos por isso. O tempo está sempre a passar, a passar, a passar... é o ponto de partida das autoras.  


Com o tempo nada permanece imutável. Objectos, alimentos, elementos da natureza ou até as próprias palavras.


Os mais pequenos identificam-se com situações de todos os dias. O humor que, aqui e além as acompanha, é responsável por uma boa dose de riso.


As ilustrações de Madalena Matoso acompanham e evidenciam os efeitos da passagem do tempo. Impossível não nos rendermos ao magnífico jogo que, por vezes, a ilustradora faz com o uso da mesma imagem, ora invertida ora acrescida de subtis pormenores que essa passagem lhe acrescenta ou retira. 


Um livro onde todos nos encontramos. Um final que emociona e  nos faz reflectir sobre o que o tempo nos dá e tira.  Ou, o que Com o Tempo conseguimos guardar. 

Sem comentários: