terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

365 PINGUINS

Com o frio que está não nos espanta nada que um destes dias, aqui ou ali, nos cruzemos com um pinguim.


Situação bem diferente é a desta família, a quem todos os dias tocam à campainha para entregar uma encomenda. Uma caixa contendo... não um livro mas sim um pinguim! A coisa começou às nove da manhã, no primeiro dia do ano e nunca mais parou! Um pinguim por dia!

Brincadeira? Bem, parece ter sido o pensamento inicial da família... Tanto mais que  cada pinguim chega acompanhado de um bilhete, uma espécie de pista... 


Já estamos em Fevereiro, é altura de fazer contas! Quando chegar o final do mês, quantos são? 31+ 28 = ?? As crianças não resistem e começam a somar.


A cada dia que passa a mancha preta e branca vai alastrando pela casa e o caos também. Soluções precisam-se!

Podem rir à vontade. Sim, é uma situação absurda, mas experimentem vocês dividir a casa com eles! Partilhar a casa de banho (haverá sítio mais apetecível, depois do frigorífico?), inalar o cheiro a peixe que tresanda pela casa, ouvir o chinfrim de que é capaz tanto pinguim... cruac, cruac...


É nestes momentos que todos, grandes e pequenos, percebemos que dá muito jeito saber fazer contas. Mesmo que saiam furadas, a cada novo toque de campainha...


No dia 10 de Abril, ora bem, chega o pinguim nº100. Os problemas já são mais que muitos: alimentá-los, entretê-los, arrumá-los... Enfrentar a chegada do Verão com 1?? (façam vocês as contas aí em casa) pinguins irritados, que parecem miúdos malcomportados.


Para tudo parece haver uma explicação e é aí que entra o tio Emílio, o ecologista: "O planeta está a aquecer. As calotas derretem-se. Estas aves simpáticas do polo Sul vêem o seu território encolher todos os anos. Para redobrar as suas hipóteses de sobrevivência, lembrei-me..."


A esta hora, o Tio Emílio e os pinguins já terão chegado ao Pólo Norte, mas não pensem que a vida desta família voltou a ser como dantes... Leiam, leiam! 365 PINGUINS é um livro de Jean-Luc Fromental e  Joelle Jolivet e foi editado pela Orfeu Negro.


Um livro que transborda de humor,  trazendo em cada caixa, para além do pinguim e do bilhete que o acompanha, uma boa dose de gargalhadas!  Com uma paleta de cores azul-laranja-preto,  possui uma notável disposição gráfica, levando o leitor a intuir que a desarrumação e o caos originados por tanta criatura de pata laranja obedecem a uma ordem pensada ao milímetro.


Ah, e não se assustem com o tamanho do livro! Claro que é gigante, senão não caberiam lá 365 pinguins
Um livro obrigatório para quem gosta:
- de pinguins, 
- de matemática, 
- do planeta,
- de Livros, 
- e também para quem não gosta de nenhum dos itens da lista. 


1 comentário:

maria antunes disse...

Lindo. Ansiosa por o ter. Obrigada Hipopómato por aguçares a minha curiosidade. :)