terça-feira, 17 de setembro de 2013

Uma Semana em Cabo Verde

Não é novidade. Em Cabo Verde, o livro é ainda coisa rara. Mas tudo o que é raro é precioso! E isso foi perceptível logo nas primeiras visitas que efectuámos a alguns jardins de infância e creches.
O brilho dos olhos e o sorriso de quem os ia recebendo não enganavam. Impossível não entregar um a cada par de mãos que se estendia na nossa direcção.

 Jardim de Infância na Fazenda

Creche Antonina Mascarenhas

Durante toda a semana, com a preciosa colaboração da Fundação Direito e Justiça de Cabo Verde, pudemos conversar com diversas pessoas ligadas à educação, ouvir as dificuldades que enfrentam, falar de experiências e acima de tudo partilhar pontos de vista. O calor humano e os afectos que fomos recebendo foram inexcedíveis!

Organizado pelo vereador da cultura da Câmara Municipal da Praia, Lopes da Silva, tivemos um encontro com os monitores dos vários jardins de infância que dependem daquela entidade. O papel do mediador e a criação de hábitos leitores nas crianças foram o mote para a conversa.

 No final, a sala ficou cheia de uma sonora e contagiante alegria: entravam as personagens principais. O Artista Que Pintou Um Cavalo Azul, de Eric Carle, que transportámos até lá, proporcionou-nos um momento único!

Outro momento verdadeiramente gratificante foi a visita à Aldeia SOS de S. Domingos, onde fomos carinhosamente recebidos.

A convite do seu director, Díonisio Pereira, e da sua coordenadora, tivemos o prazer de dar o nosso modesto contributo numa formação de monitores que decorria na altura. 
A visita à Aldeia permitiu-nos perceber a excelência do trabalho que todo um conjunto de pessoas ali leva a cabo.
 Não podíamos deixar a Aldeia sem entrar na Casa de Portugal... Onde fomos guiados por este pequeno e simpático guia!
Graças à colaboração do Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, na pessoa do seu Presidente, Joaquim Morais, tivemos ainda oportunidade de conversar com alguns escritores, professores, educadores de infância, contadores de histórias e muitos outros interessados na  temática da literatura infantil.
No final, saímos com a sensação de ter estado à conversa com um grupo de amigos unidos pela mesma paixão, o Livro. A todos o nosso profundo e sentido agradecimento. À Fundação Direito e Justiça de Cabo Verde, na pessoa do seu presidente e amigo de longa data, Dr. Mário Silva, um obrigada especial.
Levámos livros, trouxemos afectos! E a certeza de que voltaremos!

1 comentário:

elvira disse...

Mortinha por saber tudo!