quarta-feira, 19 de junho de 2013

OUTRA VEZ!



Outra Vez! É também o que nos apetece dizer sempre que chegamos ao fim de um livro de Emily Gravett. Somos consumidores compulsivos dos seus livros, somos gravettianos assumidos! Quando nos pedem para escolher um livro da autora, dizemos TODOS!


A criatividade de Gravett não parece conhecer limites. A imaginação prodigiosa que revela em cada história, faz-se  acompanhar de grandes doses de inteligência, humor e um q.b. subversivo, que legitima, muitas vezes, um certo paralelismo com a obra de Lane Smith. 


Com Gravett, o próprio conceito de livro parece reinventado. Capa, contra-capa e guardas são minuciosamente construídas e contêm tantos detalhes quantos os das páginas que nos vão sur-pre-en-den-do até culminar com a rendição


Os livros são povoados por animais, quase sempre, os protagonistas das histórias. Para além dos fabulosos desenhos, as colagens parecem ocupar um lugar predominante na obra da autora, que revela um  certo fascínio por incluir e brincar com elementos pouco habituais.


Páginas rasgadas, buracos, postais, cartas, mapas, artigos de jornais, bilhetes... tudo é possível coexistir num livro gravettiano! Essa coexistência, que se intui meticulosamente pensada, engloba o próprio design do livro, capaz de deslumbrar pequenos e grandes leitores.

O genial Wolves,  primeiro livro de Emily Gravett, editado em 2005,  deu-lhe acesso directo à  prestigiada Kate Greenway Medal. Prémio que voltaria a ganhar em 2008, com o Grande Livro dos Medos do Pequeno Rato, entre nós também com chancela da Livros Horizonte. Apesar de uma carreira ainda curta, Gravett conta já com muitos outros prémios e é, justamente, uma das autoras mais aclamadas e acarinhadas pela crítica internacional.



Outra Vez! introduz-nos uma temática bem conhecida, na hora de ir para a cama. Existirá alguma família que, no momento de contar ou ler a história, não tenha vivido esses momentos inolvidáveis consubstanciados num "outra vez"? 


É o que faz este pequeno e aparentemente doce dragão! Mas como se trata de um livro de Emily Gravett, tudo pode acontecer!


1 comentário:

elvira disse...

gravettiana assumida!!!! :)