quinta-feira, 9 de maio de 2013

1,2,3, Danuta Wojciechowska

E a ilustradora é... Danuta Wojciechowska!


Obviamente, Danuta! A intensidade das cores e o constante contraste de cores quentes e frias não deixa margem para erro. A sobreposição e intersecção de formas, criando um jogo de transparências e movimentos ondulantes, transportam-nos amiúde para um mundo de ténues fronteiras entre o real e o onírico. A fantástica ilustração integra o próximo livro de Danuta, que chegará às livrarias no dia 20 deste mês.


Os Hipopómatos tiveram o enorme privilégio de ver de perto um pouco do processo de criação do livro que vai ser editado pela Caminho, Um, dois, três, conta lá outra vez!


E  apaixonámos-nos por ele. Destinado aos mais pequenos, pois claro, cada número transporta uma simbologia própria, repleta de imaginação e pejada de referências a um mundo que eles tão bem conhecem e que é o das histórias. Mas também às coisas de todos os dias. 


Uma deliciosa abordagem dos números, da sua representatividade e importância, que permitirá aos seus leitores, por exemplo, encontrar os sete anões numa casa que é a sua por direito próprio...
"Vês como os números também servem para contar histórias? E falam todas as línguas! São universais: em qualquer parte do mundo, uma criança como tu, consegue ler o mesmo algarismo. Os números estão escondidos em tudo, basta olhar com atenção. Existem nas plantas, nas flores e nos animais, mas também no teu corpo e na tua imaginação. Se aprenderes estes segredos podes usá-los para conheceres todo o mundo à tua volta". É o texto que podemos ler na contracapa.

Este é também um livro onde a ilustradora parece ensaiar alguns registos um pouco diferentes do que lhe reconhecemos e que nos encantaram, como é o caso desta imagem. São números com histórias e histórias à volta dos números.
Um obrigada muito especial à Danuta pela ilimitada disponibilidade em alinhar neste nosso desafio e acima de tudo pela partilha deste magnífico trabalho, que muito nos honrou.
Um, dois, três, dizemos outra vez! Chega dia 20 às livrarias para encantar pequenos e grandes leitores.

1 comentário:

elvira disse...

o máximo. Adorei esta visita. :) Agradeço à Danuta e aos Hipopomatos a partilha!!!