segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Bom Carnaval, Rosies

E porque é Carnaval, lembrámo-nos do fantástico livro de Maurice Sendak, The Sign On Rosie's Door.


A infância passada em Brooklyn terá inspirado Sendak a escrever esta hilariante e sempre actual história sobre as brincadeiras de um grupo de crianças vizinhas. O inesgotável poder de imaginação destas criaturas leva-as a encontrar  formas fabulosas e desconcertantes de ocupar o tempo. E conduzem-nos a nós, leitores crescidos, a lugares onde já fomos meninos.



Tudo começa quando Rosie, uma daquelas crianças  que todas as outras gostariam de ter como vizinha, afixa na porta uma tabuleta onde se lê, "se queres saber um segredo, bate três vezes”. 


Hoje, Rosie é Alinda, uma adorável cantora, pronta para uma grande actuação que promete deslumbrar toda a assistência... Kathy, a primeira a desvendar o segredo, também tem papel assegurado como bailarina árabe... 


Um espectáculo algo movimentado, a que não falta um bombeiro com muitos incêndios para apagar...




... e um final, bem ao jeito de Maurice Sendak! 

Um outro bilhete de Rosie faz com que todos se voltem a reunir à espera do Homem Mágico... Uma espera que tem de ser feita em silêncio e de olhos fechados!


Um livro onde o real e a fantasia se baralham e misturam como só é possível no mundo da criança. Onde Sendak fala de crianças reais com quem se terá cruzado e que, de alguma forma, simbolizaram figuras lutadoras e inconformadas.  


Uma forma única e maravilhosa de relembrar estes artistas do faz de conta , ou não estivéssemos a falar de Maurice Sendak. Escrito em 1960, Rosie originou mais tarde o tema de Carole King, I am really Rosie, que podem relembrar aqui
Aquando do 80º aniversário de Sendak, Meryl Streep fez-se acompanhar de Rosie e homenageou-o assim.


Bom Carnaval!




Sem comentários: