terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Achimpa

Há dias assim, em que só apetece achimpar!

O que é isto? É o achimposo livro de Catarina Sobral, editado em Novembro pela Orfeu Negro.


Depois de Greve, o segundo livro da ilustradora tem sido um verdadeiro achimpamento. Com uma boa dose de humor , a história desenrola-se em torno da palavra achimpa que um investigador recupera de um velho e já caquético dicionário. 


De acordo com o esclarecimento solicitado a Dona Zulmira, que conta já 137 anos, estar-se-ia em presença de um verbo da primeira conjugação. Ao que parece, achimpava-se, sempre se tinha achimpado e achimpar-se-ia enquanto houvesse gente no mundo.


Mas rapidamente as opiniões divergem e a palavra percorre o livro em busca do seu lugar na gramática. Verbo, nome, adjectico, advérbio, pronome... as opiniões vão-se sucedendo e não falta quem se pronuncie sobre o assunto. Com muito humor e uma boa dose de ironia, põem-se a nu os pretensos conhecedores de tudo.


Linguistas, homens comuns ou políticos, todos se revelam  exímios e achimposos experts. 


 O parlamento destaca-se pelo uso de uma mancha diferente de todas as outras ilustrações.

Catarina Sobral  é ilustradora de formação e os seus livros denotam  uma forte e consistente  união dos vários elementos que nos permitem uma prazenteira dupla leitura. Ilustrado a pastel de cera e a lápis, é, sobretudo, a componente visual que nos permite acompanhar a hilariante viagem que a palavra vai fazendo,  de boca em boca. 


É através dela, por recurso a referências de todos conhecidas, que identificamos, por exemplo, alguns dos espaços. A calçada portuguesa, o táxi verde e preto, o quiosque e toda a envolvência, 0 eléctrico 28 da graça...


De igual modo, a referência a algumas das mais belas e conhecidas livrarias do mundo permite-nos acompanhar o rigoroso e determinado investigador nas suas deambulações por livrarias, bibliotecas e alfarrabistas. 


A Lello & Irmão, no Porto, a Shakespeare and Company, em Paris e a Ler Devagar, em Lisboa, onde ocorreu o achimposo lançamento do livro, são apenas algumas das livrarias que podemos ver na fantástica imagem.


                                   


Ainda não achimparam? Façam o favor de se despachar porque há um perlinço por desvendar...

1 comentário:

elvira disse...

há dias mesmo para achimpar!!!:)